De olho em vaga olímpica, Lucas Verthein estreia no Mundial de Remo neste domingo

Destaque da seleção brasileira em Belgrado, na Sérvia, remador tem primeira chance de carimbar passaporte rumo aos Jogos de Paris-2024

imagem camera(Fotos: Divulgação/World Rowing)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/09/2023
13:07
Compartilhar

Chegou a hora daquele momento dos mais aguardados na vida de qualquer atleta de alto rendimento. A disputa de um Campeonato Mundial, ainda mais especial pelo fato de ter vaga olímpica em jogo. É o que o remador do Botafogo e da seleção brasileira, Lucas Verthein, principal nome do país na modalidade, buscará a partir deste domingo (03/09) em Belgrado, na Sérvia. É a primeira chance que ele terá para carimbar o passaporte rumo aos Jogos de Paris-2024, na categoria Single Skiff, sua especialidade.

Único representante do Brasil no Remo nos Jogos de Tóquio, quando conquistou o melhor resultado do país em toda história olímpica (o 12º lugar), Lucas espera repetir a dose e escrever o nome Paris junto ao símbolo dos anéis olímpicos já tatuado no corpo.

+Brasil x Letônia na Copa do Mundo de Basquete: veja o horário e onde assistir ao jogo

Caso não termine entre os nove melhores remadores no Mundial, terá uma segunda oportunidade de classificação em março, no Pré-Olímpico do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, seu local de treinamento, onde todos os países da América Latina lutarão por cinco vagas no Single Skiff masculino.

+ Jogos Pan-Americanos 2023: onde serão, quando começam, lista de esportes, calendário com datas e mais

Lucas em ação (Fotos: Divulgação/World Rowing)

O Mundial, de 3 a 10 de setembro, será disputado no Lago Sava, no coração de Belgrado, e vai coroar campeões em 14 classes de barcos olímpicos – sete para homens e sete para mulheres. O lago tem 3 quilômetros de comprimento e cada regata no remo é disputada numa distância de 2Km. As eliminatórias do Single Skiff já começam neste domingo. Com um total de 48 países inscritos, elas serão divididas nas raias da Sérvia em oito baterias de seis atletas, com os dois primeiros de cada uma avançando diretamente às quartas de final. Os demais ainda seguirão para uma repescagem na terça-feira.

Neste sábado (02/09), inclusive, foram sorteados os chaveamentos. E a largada de Lucas Verthein no Mundial será na raia 4 da segunda bateria das eliminatórias, ao lado de Dani Fridman, de Israel, Hanwen Zhang, da China, Kristian Vasilev, da Bulgária, Kyle Spenard, de Barbados, e Alexandros Zisimidis, do Chipre. O grande favorito, o alemão Oliver Zeidler, atual campeão mundial e vencedor das três etapas da Copa do Mundo deste ano, em Zagreb (CRO), Varese (ITA) e Lucerne (SUI), está na bateria 3.

+Conheça Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro campeão da Fórmula 3

- O objetivo agora é remar bem, dar o meu melhor, fazer uma boa primeira prova. E o principal é saber que estou num nível bem competitivo e que tudo é possível. Sonho muito em conquistar essa vaga. Não só conquistar, mas fazer o melhor campeonato possível. Só tenho a agradecer por tudo que consegui viver até aqui, com tanto aprendizado e todo lastro de competições. Poder ter participado de duas das três etapas da Copa do Mundo aqui na Europa foi fundamental. Se Deus quiser, vou conquistar e levar essa vaga para o Brasil - disse Lucas.

Para os fãs e amantes do Remo que queiram acompanhar a competição, basta acessar o site https://worldrowing.com/event/2023-world-rowing-championships, entrar na torcida e ficar de olho no desempenho de Lucas e seus adversários. Vale lembrar que, na última etapa da Copa do Mundo que disputou este ano, em Varese (ITA), Lucas fez seu melhor tempo na carreira (06’48”75) e terminou no Top 10, com o oitavo lugar geral.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Siga o Lance! no Google News