Após cerca de 13 anos, o Raulzinho estará novamente atuando no Brasil, dessa vez, para defender o Esporte Clube Pinheiros no NBB. O time paulista anunciou, nesta terça-feira (15), a contratação do armador como reforço para atual temporada no torneio brasileiro.
➡️Ídolo do NBB anuncia aposentadoria após término da temporada
Comandado por Vitor Galvani, o Pinheiros é um time com muitos jogadores jovens e, agora, conta com mais um "novato" para reforçar a equipe na temporada, que se iniciou no último sábado (12). Longe de "casa" a mais de 10 anos, Raulzinho aproveita a oportunidade para voltar com ritmo de jogo.
- Tive uma boa conversa com o Galvani e fiquei feliz com o convite, com a oportunidade de voltar a jogar no Brasil. O Pinheiros é um clube reconhecido pelo excelente trabalho que faz, especialmente na base, revelando muitos jovens, e pela estrutura que possui. Estou me sentindo bem, totalmente recuperado da lesão. Estou muito animado, ainda preciso recuperar o meu melhor ritmo de jogo, mas com saudade de entrar em quadra - comentou o armador.
Embora esteja recuperado, Raulzinho entende que precisa ser cauteloso com a volta as quadras. Para, assim, contribuir com o Pinheiros para conquistar melhores resultados na liga brasileira.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Histórico de Raulzinho
Presente no NBB desde a estreia do torneio, em 2008/09, Raulzinho defendeu o Minas por três temporadas, disputando ao todo 42 jogos com o time mineiro. Em sua última temporada no maior campeonato de basquete do Brasil, em 2010/11, o armador teve médias de 12,6 pontos, 2,9 rebotes e 2,2 assistências.
Após seu período em casa, Raulzinho foi para a Espanha, onde passou por dois times - Lagun Aro Gipuzkoa Basket e UCAM Murcia -, até ser draftado pelo Atlanta Hawks em 2013. No entanto, foi apenas na temporada de 2015/16 que o armador fez sua estreia na NBA, ficando no torneio norte-americano por oito anos. O brasileiro não chegou a defender os Hawks na maior liga de basquete do mundo, mas atuou no Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers.
Pela Seleção Brasileira, Raulzinho participou de três edições dos Jogos Olímpicos, em Londres 2012, Rio 2026 e Paris 2024, assim como dois Mundiais, em 2010 - quando foi o jogador mais jovem da equipe - e 2014. Com a amarelinha, o armador conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano, em 2014, na Venezuela.
➡️NBB 2024/2025: confira os resultados da 1ª rodada
Futuro do armador no Pinheiros e Europa
Com a temporada 2024/25 já iniciada, o Pinheiros enfrenta o Vasco, na próxima segunda-feira (21), pela terceira rodada da fase de grupos do NBB. Assim, Raulzinho foi questionado sobre sua possível estreia no time paulista. No entanto, as recentes lesões deixam o armador cauteloso sobre a data certa de voltar para o torneio brasileiro.
- Primeiro preciso ver como irei sair nos treinos. Desde Paris não treinei mais cinco contra cinco, mas meu objetivo é estar preparado para jogar. Se estiver bem e o Galvani precisar, posso jogar, mas primeiro quero ver com vou me sentir nos treinos - confessou Raulzinho.
Embora animado com a oportunidade de voltar para casa, o armador não descarta o sonho de retornar a elite do basquete mundial. Raulzinho entende, porém, que é necessário voltar ao seu melhor nível para buscar vaga em times da Europa ou NBA.
- Primeiro preciso retornar no melhor nível que puder, aí posso pensar em jogar novamente na Europa ou na NBA. Claro que agora, aqui no Pinheiros quero ajudar a equipe e passar o máximo para o time que é bastante jovem. Por isso tomei a decisão de vir para essa equipe e entrar na melhor forma possível, ajudar o NBB CAIXA, onde serei quase um novato para pensar onde será meu futuro - completa o armador.
Com duas partidas disputadas, até o momento, o Pinheiros garantiu uma vitória contra o Pato Basquete, mas não teve sucesso contra o Paulistano. Agora, com Raulzinho, busca melhores resultados no NBB que a última temporada, quando foi eliminado nas oitavas de final.