Decisão da CBB sobre o NBB deixa times brasileiros fora da Liga Sul-Americana de Basquete

Lista divulgada nesta terça-feira (5) não inclui equipes do Brasil

imagem cameraMinas é uma das equipes que esperava participar da Liga Sul-Americana (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/09/2023
16:11
Atualizado em 06/09/2023
11:40
Compartilhar

Os times brasileiros estão fora da lista de participantes da próxima edição da Liga Sul-Americana, divulgada nesta terça-feira (5). O motivo foi uma decisão da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que deixou de reconhecer o NBB (Novo Basquete Brasil) como competição oficial. As informações são do "UOL".

A CBB havia prometido uma vaga na Sul-Americana ao Cruzeiro, campeão do último Campeonato Brasileiro organizado pela entidade, mas isso não aconteceu. As equipes do NBB que esperavam participar do torneio (Minas, Pinheiros e Paulistano) também ficaram fora da lista.

+ Basquete: o Brasil ainda pode conquistar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris?

A Liga Sul-Americana de Basquete era considerada o principal torneio continental da modalidade até 2007. Atualmente, esse posto pertence à Champions League América (BCLA). Em condições normais, o Brasil seria representado na BCLA por Franca, São Paulo e Flamengo, três principais clubes do NBB na última temporada. No entanto, o imbróglio com a CBB pode deixar as equipes fora da competição.

+ EUA amassa Itália e avança à semifinal da Copa do Mundo

O futuro do basquete brasileiro continua indefinido. A CBB deve organizar o próprio Campeonato Brasileiro, mas a próxima temporada do NBB está confirmada e prevista para começar em outubro, com a participação das 19 principais equipes do Brasil.

Siga o Lance! no Google News