Eram 51 skatistas, de 13 nacionalidades distintas, atrás de apenas 13 vagas para as quartas de final da modalidade Street do STU Open Rio, na Praça Duó, Barra da Tijuca. Nesta quinta-feira, pelas eliminatórias masculinas, dentre nomes de países como Letônia, Israel, República Tcheca, Nova Zelândia, Japão e Bélgica, foi um brasileiro que se destacou e avançou com a maior nota: Kleber Fabiano, de 27 anos, natural de Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.
+ Central do Apito da Globo diverge sobre possível pênalti para o Corinthians
Nesta primeira fase, cada skatista tem direito a duas voltas de 45 segundos e mais duas manobras, valendo a melhor volta e a melhor manobra. Ao final de cinco baterias, se garantem nas quartas de final os 13 primeiros, que se juntam aos 19 pré-qualificados pelo ranking, entre eles, por exemplo, Kelvin Hoefler, medalha de prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a nota total de 14,76, sendo 7,71 para sua melhor manobra, Kleber era um misto de surpresa e alegria.
+ Neto se revolta após não marcação de pênalti: 'Querem dar o título ao Flamengo'
- No começo, eu estava um pouco nervoso, porque sabia que eram poucas vagas para as quartas, e acabei não acertando minha primeira linha do jeito que eu queria. Na segunda, já fui mais tranquilo e consegui concluir bem as manobras. Nas manobras soltas, acertei de primeira, daí pude até arriscar um pouco mais na segunda, mais tranquilo, e deu tudo certo. Vamos para cima nas quartas - disse Kleber, que anda de skate desde os 11 anos.
+ Cristiano Ronaldo consegue feito: confira os jogadores com mais gols por clubes na história
Os pré-qualificados, que só entram na pista nesta sexta, são Joseph Garbaccio (FRA), Benjamin Garcia (FRA), Justin Sommer (ALE), Felipe Nunes (BRA), Jhank Ortiz (COL), Ivan Monteiro (BRA), Eduardo Neves (BRA), Giovanni Vianna (BRA), Matt Berger (CAN), Richard Tury (SLO), Felipe Gustavo (BRA), Tommy Finn (AUS), Filipe Mota (BRA), João Lucas Alves (BRA), Jake Ilardi (EUA), Kelvin Hoefler (BRA), Gabryel Aguilar (BRA), Ryan Decenzo (CAN) e Matias Dell Olio (ARG). Várias feras brasileiras e mundiais que elevarão ainda mais o nível.
- O STU Open é o maior evento de skate do Brasil e um dos melhores do mundo. Por isso até um pouco do meu nervosismo no início, de andar com uns caras que eu já via por vídeo. Até agora, não estou acreditando que passei em primeiro. Espetacular esse evento”, vibrou. “Dei uma segurada na linha hoje e tenho como melhorar para amanhã, quando tentarei vir um pouco diferente para subir minhas notas e passar para a semifinal. Quero só a minha vaguinha ao lado dessas feras todas aí - finalizou.
Já a competição entre as meninas começa nesta sexta-feira, direto das quartas de final. Um total de 17 skatistas, divididas em duas baterias, vão brigar por oito vagas para a semifinal e se juntarão a outras oito pré-qualificadas pelo ranking, que são: Natalia Muñoz (ESP), Lore Bruggeman (BEL), Marina Gabriela (BRA), Gabriela Mazetto (BRA), Wenhui Zeng (CHN), Pâmela Rosa (BRA), Chloe Covell (AUS) e Rayssa Leal (BRA).
O STU Open Rio é apresentado pelo banco BV e patrocinado pela Monster Energy e pela OI. Tem o TikTok como Media Partner e a Tiger como cerveja oficial do evento. Windsor e LSH by Own são os hotéis oficiais. É homologado pela CBSk, tem apoio do Canal Off e da Drop Dead e apoio institucional da Subprefeitura da Barra da Tijuca e do Comitê Olímpico do Brasil.