Prodígio da natação paralímpica de apenas 17 anos, Samuka já disputa as competições mais importantes da modalidade ao redor do mundo. Em entrevista ao Lance!, o atleta manifestou o desejo de deixar um legado e elegeu Daniel Dias como uma das suas grandes inspirações.
– Eu fico bem grato por isso (competir desde muito novo). Participei do Mundial com 16 anos, o mais jovem da delegação brasileira. Isso é muito importante para mim e para a minha carreira, para eu ter um legado. Pretendo deixar um legado bem forte, assim como o Daniel Dias, uma das pessoas que me inspiro na natação. Esse é o meu intuito na natação: deixar um legado e ter bastante medalhas para contar história – afirmou.
Daniel Dias, que competia na classe S5, a mesma de Samuka, botou o nome na história da natação paralímpica brasileira. Em quatro participações nos Jogos Paralímpicos, acumulou 14 medalhas de ouro e 27 no total.
A entrevista com Samuka é a terceira do programa “Chamada Olímpica”, fruto da parceria entre o Lance! e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Lance! Olímpico. O episódio tem como convidado também Gabriel Bandeira, outro destaque da natação paralímpica. Você assiste ao papo na íntegra abaixo.