Nesta segunda-feira, oito jogos movimentaram o dia na Copa do Mundo de Basquete, na China, e os destaques foram o massacre da Sérvia sobre as Filipinas e a vitória suada da Espanha em cima de Porto Rico. O Brasil entra em quadra na próxima terça, às 9h (de Brasília) contra a forte seleção da Grécia.
Massacre sérvio
Uma das favoritas ao título, a Sérvia não deu chance para Filipinas e venceu com facilidade por 126 a 67, no grupo D. A dupla formada pelo ala-pivô Nemanja Bjelica e pelo ala-armador Bogdan Bogdanovic, ambos do Sacramento Kings, da NBA contribuiu com 37 pontos. Enquanto o primeiro saiu do banco e fez 20 pontos, sendo o cestinha da partida, o segundo fez 17.
O astro da seleção, o pivô Nikola Jokic, do Denver Nuggets, também da NBA, foi poupado e atuou por apenas 18 minutos, marcou 11 pontos, deu sete assistências e pegou sete rebotes. Atual vice-campeã olímpica e mundial, a Sérvia terminou a partida com o incrível aproveitamento de 65% nas bolas de três.
A Sérvia está classificada para a próxima fase, junto com a Itália. As seleções, que somam duas vitórias em dois jogos, se enfrentam na quarta-feira pela última rodada da fase de grupos.
A Itália venceu Angola por 92 a 61. O armador do San Antonio Spurs, Marco Belinelli fez 17 pontos, enquanto o ala Jeff Brooks terminou com um duplo-duplo, com 11 pontos e 11 rebotes.
Vitória apertada da Espanha
Favorita do grupo C, a Espanha venceu a segunda e já confirmou vaga na próxima fase. Com boa atuação de Marc Gasol e Rick Rubio, os espanhois superaram Porto Rico por 73 a 63, em duelo bastante equilibrado. Gasol, pivô do Toronto Raptors da NBA, foi o cestinha da partida com 19 pontos e ainda pegou seis rebotes. Rubio, armador do Phoenix Suns, outra equipe da liga norte-americana, contribuiu com mais 17 pontos, oito rebotes e quatro assistências.
Além dos dois destaques do jogo desta segunda-feira, a seleção espanhola conta com nomes relevantes para o cenário do basquete atual como Willy e Juancho Hernangomez, ambos atuando na NBA, Sérgio Llul e Rudy Fernández, do Real Madrid.
Porto Rico disputa a segunda vaga para a próxima fase contra a Tunísia, as duas seleções se enfrentam na quarta, 5h30. Nesta segunda, os africanos venceram o Irã por 79 a 67. O destaque do jogo foi Salah Mejri com 22 pontos e 15 rebotes.
Luís Scola alcança marca histórica
Pelo grupo B, a Argentina bateu a Nigéria por 94 a 81 e é mais uma seleção classificada para a próxima fase. O destaque do jogo foi Luis Scola. Além do duplo-duplo, com 23 pontos e 10 rebotes, o ala-pivô de 39 anos se tornou o segundo maior pontuador de Copa do Mundo, com 611 pontos. Oscar Schmidt, com 904, é o líder no ranking.
Outra classificada do grupo é a Rússia, que venceu a Coreia do Sul por 87 a 73. Vitaly Fridzon e Andrey Vorontsevich fizeram 13 pontos cada e foram os cestinhas russos do duelo. Os russos enfrentam os argentinos na última rodada para definirem quem avança em primeiro lugar.
Polônia precisa da prorrogação para vencer donos da casa
O jogo mais disputado do dia foi entre Polônia e China. A partida foi até a prorrogação e os poloneses levaram a melhor fechando o confronto em 79 a 76. O destaque dos vencedores foi Mateusz Ponitka que anotou 25 pontos. A vitória classificou o país para a próxima fase.
A segunda vaga do grupo será definida na última rodada. A China enfrenta a Venezuela, que venceu a Costa do Marfim por 87 a 71. Quem vencer o duelo, avança.
O Brasil venceu a Nova Zelândia na estreia do grupo F por 102 a 94, no último domingo. Nesta terça-feira, às 9h, a seleção enfrenta a Grécia, de Giannis Antetokounmpo, melhor jogador da última temporada da NBA, pela segunda rodada. O último compromisso é na quinta, contra Montenegro, às 5h.