A World Surf League anunciou os locais e datas da competição de acesso ao Circuito Mundial de Surfe, o Challenger Series 2023, com boa notícia para os brasileiros. A última das seis etapas será disputada em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ao todo, serão disputadas etapas em cinco países, divididas entre Austrália - duas vezes -, África do Sul, Estados Unidos, Portugal e Brasil.
A competição de acesso para a WSL 2024 se inicia logo após o corte de meio de temporada na elite do surfe mundial, na etapa de Margareth River, que ocorre entre os dias 20 e 30 de abril. As duas primeiras etapas acontecem na própria Austrália - o Boost Mobile Gold Coast Pro, nos dias 6 a 13 de maio, em Queensland, e o GWM Sydney Surf Pro, de 17 a 24 do mesmo mês, em Sydney.
+ Dia da Mulher: veja as brasileiras que vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris
O Challenger Series classifica cinco mulheres e 10 homens para as suas respectivas categorias. Vale ressaltar que, na elite do surfe, 18 surfistas disputam a categoria feminina, enquanto 32 competem na masculina.
Os rankings computam os quatro melhores resultados de cada atleta nas seis etapas. Para este ano, o número de participantes foi reduzido de 96 para 80 surfistas na categoria masculina e de 64 para 48 na feminina.
CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2023:
- Etapa de Gold Coast, na Austrália - 6 a 13 de maio
- Etapa de Sidney, na Austrália - 17 a 24 de maio
- Etapa de Ballito, na África do Sul - 2 a 9 de julho
- Etapa de Huntington Beach, nos Estados Unidos - 29 de julho a 6 de agosto
- Etapa de Ericeira, em Portugal - 1 a 8 de outubro
- Etapa de Saquarema, no Brasil - 14 a 21 de outubro
O Challenger Series é como uma segunda divisão nos três níveis de competição dos circuitos da World Surf League. Fica entre o Championship Tour, que decide os títulos mundiais da temporada, e o Qualifying Series, que é a base da estrutura e principal caminho para se classificar para o Challenger. Em 2023, cada etapa será disputada por 80 surfistas na categoria masculina e 48 na feminina. Os grupos são formados por:
- 12 homens e 7 mulheres que saíram da elite do CT no corte do meio da temporada
- 10 homens e 5 mulheres que ficaram do 11.o ao 20.o lugar do ranking masculino do Challenger Series 2022 e do 6.o ao 10.o do feminino
- 3 homens e 2 mulheres do CT 2022 que não se classificaram para o Challenger Series
- 49 homens e 30 mulheres classificados pelos sete escritórios regionais da WSL (América do Sul, América do Norte, Havaí/Taiti, Europa, África, Ásia e Austrália/Oceania)
- o campeão e a campeã mundial Junior de 2022
- 5 convidados (wildcards) e 3 convidadas pela WSL