A vitória por 3 sets a 0 de Novak Djokovic sobre o espanhol Roberto Baena foi marcada pela reconciliação do sérvio com o país da Oceania. No ano passado, o maior vencedor da história do Australian Open entrou no país para disputar a competição, mas foi deportado por descumprir protocolos de saúde criados no decorrer da pandemia.
Agora, ele retornou à Melbourne em busca da sua 10ª conquista do Grand Slam. Dessa forma, o LANCE! relembra a polêmica de Djokovic com o governo australiano e as polêmicas envolvendo o atleta e as regras impostas por organizações de saúde.
+ Saiba os times do coração de todos os participantes do BBB 23
Às vésperas do Aberto da Austrália 2022, Djokovic chegou ao país para disputar a competição de olho no 10º troféu do Grand Slam. No entanto, ele se recusou a mostrar o comprovante de vacina da Covid-19 e foi levado para um centro de detenção de imigrantes, onde permaneceu por 10 dias até julgamento final.
O atleta entrou na Justiça e teve causa à favor, mas foi deportado sob ordem do ministro australiano Alex Hawke. O político alegou que a presença do astro no país era um "risco à saúde" da população local.
A polêmica estampou capas de jornais de todo o planeta. Djokovic, na época, disse que não competiria em locais cuja vacinação fosse obrigatória.
Após ser deportado e não disputar o Australian Open 2022, vencido por Rafael Nadal, o sérvio teve seu visto suspenso por três anos. Porém, a medida foi revogada em novembro do ano passado, permitindo a participação do atleta no Aberto de Adeleide e no Grand Slam. Djokovic se sagrou vencedor do torneio ATP 250, derrotando o norte-americano Sebastian Korda na decisão, realizada no dia 8 de janeiro.
Após o confronto válido pela primeira rodada do Australian Open, o tenis agradeceu aos torcedores que marcaram presença na arena. O craque venceu com parciais de 6/3, 6/4 e 6/0.
- Inacreditável essa atmosfera, muito obrigado por estarem aqui até tarde. Além disso, obrigado por terem me dado essa recepção de volta. (...) Muito feliz em estar de volta, estar aqui, nas quadras onde mais tive sucesso na minha carreira. Definitivamente, essa quadra é a quadra mais importante da minha vida. Foi um bom começo de competição, muito obrigado pelo suporte, agradeço demais - disse Djoko, aplaudido pelos fãs.
Novak Djokovic busca o seu 10º troféu de Australian Open e o 22º Grand Slam. Caso vença o torneio, o astro sérvio iguala Rafael Nadal como o maior ganhador da história das quatro competições mais importantes do tênis - Australian Open, US Open, Roland Garros e Wimbledon. O espanhol também disputa o torneio.