O Brasil terá dois representantes na final dos 50m peito do Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste (HUN). Após passarem pela classificatória na manhã desta terça-feira, Felipe Lima e João Gomes Jr disputaram a semifinal da modalidade e ficaram entre os oito melhores, garantindo seus nomes na decisão nesta quarta-feira.
O primeiro a entrar na água foi Felipe Lima, que liderou a sua classificatória e, com a marca de 26s68, acabou na segunda colocação no geral. O líder foi o britânico Adam Peaty que baixou ainda mais o recorde mundial - que havia quebrado já nas eliminatórias - para 25s95. João Gomes Jr foi o terceiro na sua classificatória (26s86) e o quinto no geral.
- O cara (Adam Peaty) nadou muito forte. Impressionante. Ele não tem uma saída boa, mas a parte final é demais. É isso que eu e o João vamos ter que tentar fazer amanhã, segurar esse cara nos últimos 15 metros. Aproveitar para mandar um beijo para minha família e minha noiva, que acordam aí desde a madrugada para acompanhar - disse Felipe Lima ao SporTV.
- Agora é rever o vídeo da prova. Senti um pouco no final, comecei a não pegar água. É ver o que aconteceu e tentar acertar para amanhã para buscar essa medalha - completou João Gomes que, na classificatória, quebrou o récorde sul-americano ao fazer de 26s67.
Guilherme Guido passa longe do pódio
Classificado para a final dos 100m costas, Guilherme Guido ficou longe do pódio. Com o tempo de 53s66, o brasileiro acabou na sétima colocação e viu o pódio ser formado pelo chinês Jiayu Xu (52s44) e pelos americanos Matt Grevers (52s48 ) e Ryan Murphy (52s59).
Leo de Deus para na semifinal
Após se classificar para a semifinal dos 200m borboleta na 16ª colocação (1m56s71), Leonardo de Deus foi o sétimo em sua série (1min56s85), acabou na 14º lugar no geral e se despediu do Mundial. Apenas os oito melhores tempos garantem vaga na final.
Manuella Lyrio é eliminada
Com a 19ª colocação do geral dos 200m livre, Manuella Lyrio não avançou. Ela foi a sétima em sua série com o tempo de 1m59s24. Após a prova, a atleta mostrou desapontamento.
- Eu fiquei chateada, a gente nunca quer nadar pior do que a seletiva. Foi bem acima da seletiva, senti muito a final - afirmou ao Globoesporte.com.