Os italianos Rachele Bruni e Dario Verani foram os vencedores da etapa 2018 do Rei e Rainha do Mar, maior competição de águas abertas do país, que teve o segundo dia de provas, neste domingo, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em um percurso no mar aberto com oito voltas de 350 metros, a dupla italiana se destacou com o tempo de 33m41s. Em segundo lugar, os holandeses Esmee Vermeulen e Pepijn Smits completaram o desafio em 33m55s. O Brasil conquistou o terceiro lugar no pódio com a gaúcha Viviane Jungblut e o carioca Guilherme Costa, com o tempo de 33m56s.
Os italianos já conheciam as águas cariocas. Rachele, de 28 anos, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e seu parceiro, Verani, de 22 anos, foi o vencedor da edição de 2016 do Rei e Rainha do Mar.
Ovacionada pelo público presente, a dupla preferida dos torcedores no Posto 5, formada pelos baianos Ana Marcela Cunha e Victor Colonese ficou em quarto lugar, com a marca 33m57s. Ana Marcela passou por uma cirurgia para retirada do baço, após os Jogos Rio 2016 e teve uma ótima recuperação, esse ano ela foi eleita pela Fina a melhor nadadora do mundo pelo segundo ano consecutivo.
A quinta colocação ficou com a gaúcha Betina Lorscheitter e o sul-mato-grossense Leonardo de Deus, que completaram as voltas em 34m46s. Os americanos Megan Melgaard e Zane Grothe foram os sextos colocados e fecharam a prova com 37m52s.
A praia de Copacabana também recebeu, mais cedo, atletas amadores e profissionais que disputaram provas de Stand Up Paddle nas distâncias de 2, 6,5 e 10 km.
Originado em 2008 a partir do Desafio do Leme ao Pontal, uma prova de natação no mar com percurso de 35km, o Rei do Mar surgiu em 2009 e ganhou a adesão das Rainhas no ano seguinte, tornando-se, desta forma, o Rei e Rainha do Mar. A etapa de Copacabana foi a quinta e última do Circuito.