Sexto colocado no ranking mundial, Hugo Calderano era a grande esperança do Brasil no Campeonato Mundial de tênis de mesa, em Durban, na África do Sul, mas foi eliminado na primeira fase da competição. No entanto, o mesatenista não disputou o torneio nas melhores condições físicas. De acordo com a assessoria do atleta, ele voltou a sofrer com uma lesão na coxa.
Ainda segundo a equipe de Hugo, ele não treinava há dez dias, mas manteve a informação em sigilo para que ela não chegasse aos adversários. A lesão que voltou a afligir o brasileiro aconteceu em abril, durante a disputa do WTT Champions, em Macau. Durante duelo com o chinês Ma Long, o atleta escorregou e começou a sentir dores na parte posterior da coxa. Na época, a assessoria de Calderano informou que a contusão não parecia grave.
+ Flamengo x Corinthians bate recorde: veja os 20 maiores públicos do Brasileirão 2023 até aqui
Hugo Calderano foi derrotado por 4 a 2 pelo porto-riquenho Brian Afanador, neste domingo, e se despediu do Mundial na primeira fase. O começo do duelo, porém, parecia reservar um futuro diferente: o mesatenista venceu o primeiro set com um avassalador 11 a 3. Após perder o segundo, o brasileiro se recuperou e voltou a abrir vantagem no terceiro set. No entanto, a partir dali o domínio foi total do adversário, que chegou a fazer 14 pontos consecutivos entre o quinto e o sexto sets.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
O Brasil foi eliminado na primeira fase em todas as disputas individuais, mas avançou para a segunda com cada uma das duplas presentes. Entretanto, o sonho acabou nesta segunda-feira, com todas elas sendo eliminadas em seus respectivos confrontos.