As consequências do "Caso Wallace" trouxeram incertezas quanto à participação do Brasil nas grandes competições de voleibol nos próximos meses. No entanto, com a notícia de que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai administrar a modalidade pelos próximos seis meses, enquanto a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) cumpre suspensão decidida pela entidade, as seleções comandadas por José Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto não correm risco de ausência no Pré-Olímpico e no Pan-Americano.
Em informação publicada pelo "ge", os projetos relacionados ao vôlei serão tratados diretamente pelo COB, sem a necessidade de envolvimento da CBV. Órgão que determinou as sanções à Confederação, o Conselho de Ética do Comitê deu o aval para que a entidade faça esse trabalho. No entanto, a CBV ainda será a responsável por organizar o Pré-Olímpico de vôlei masculino, que será realizado no Rio de Janeiro, em outubro.
As punições seguem mantidas pelo Conselho de Ética do COB (CECOB). Wallace teve punição aumentada, na última semana, para cinco anos. Já a CBV foi suspensa por seis meses e Radamés Latteri, presidente em exercício da entidade, foi afastado pelo mesmo período de tempo. Além disso, foram recomendados cortes de patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério do Esporte enquanto vigora a punição. As sanções foram aplicadas porque a CBV permitiu a entrada do oposto do Cruzeiro na final da Superliga, descumprindo medida do CECOB. Leia mais aqui.
O COB tentou um acordo com a CBV. No entanto, a entidade de vôlei não reconheceu o descumprimento de regra durante o processo e não selou a negociação diplomática. Caso o presidente em exercício sinalizasse positivamente, a suspensão sobre a CBV seria amenizada, e Wallace também teria a punição diminuída de cinco para um ano - em vigor até fevereiro de 2024.
O Pré-Olímpico de vôlei ocorre de 16 e 24 de setembro na categoria feminina. No masculino, os jogos serão disputados de 30 de setembro a 8 de outubro. Os Jogos Pan-Americanos 2023 serão realizados no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.