Em meio à suspensão da CBV pelo Conselho de Ética do COB, Brasil vai disputar o Pré-Olímpico de vôlei e o Pan-Americano

Seleções comandadas por José Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto serão diretamente auxiliadas pelo Comitê Olímpico do Brasil enquanto a Confederação Brasileira de Vôlei cumpre punição

imagem cameraSeleção Brasileira de vôlei busca vaga nas Olimpíadas de Paris e a medalha de ouro no Pan-Americano (Foto: Reprodução/Instagram)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/05/2023
17:00
Compartilhar

As consequências do "Caso Wallace" trouxeram incertezas quanto à participação do Brasil nas grandes competições de voleibol nos próximos meses. No entanto, com a notícia de que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai administrar a modalidade pelos próximos seis meses, enquanto a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) cumpre suspensão decidida pela entidade, as seleções comandadas por José Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto não correm risco de ausência no Pré-Olímpico e no Pan-Americano.

Em informação publicada pelo "ge", os projetos relacionados ao vôlei serão tratados diretamente pelo COB, sem a necessidade de envolvimento da CBV. Órgão que determinou as sanções à Confederação, o Conselho de Ética do Comitê deu o aval para que a entidade faça esse trabalho. No entanto, a CBV ainda será a responsável por organizar o Pré-Olímpico de vôlei masculino, que será realizado no Rio de Janeiro, em outubro.

+ Caso Wallace: com manutenção de punição à CBV, Comitê Olímpico do Brasil vai administrar o vôlei por seis meses

As punições seguem mantidas pelo Conselho de Ética do COB (CECOB). Wallace teve punição aumentada, na última semana, para cinco anos. Já a CBV foi suspensa por seis meses e Radamés Latteri, presidente em exercício da entidade, foi afastado pelo mesmo período de tempo. Além disso, foram recomendados cortes de patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério do Esporte enquanto vigora a punição. As sanções foram aplicadas porque a CBV permitiu a entrada do oposto do Cruzeiro na final da Superliga, descumprindo medida do CECOB. Leia mais aqui.

O COB tentou um acordo com a CBV. No entanto, a entidade de vôlei não reconheceu o descumprimento de regra durante o processo e não selou a negociação diplomática. Caso o presidente em exercício sinalizasse positivamente, a suspensão sobre a CBV seria amenizada, e Wallace também teria a punição diminuída de cinco para um ano - em vigor até fevereiro de 2024.

O Pré-Olímpico de vôlei ocorre de 16 e 24 de setembro na categoria feminina. No masculino, os jogos serão disputados de 30 de setembro a 8 de outubro. Os Jogos Pan-Americanos 2023 serão realizados no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.

Siga o Lance! no Google News