Em nota, Flamengo repudia atuação da arbitragem na final do NBB

No texto, o Rubro-Negro apontou onze lances a favor do Franca nos minutos finais

imagem cameraAs equipes se enfrentaram no sábado, no Ginásio do Pedrocão (Foto: Célio Messias /LNB)
5706d8c1-9251-4510-8232-81ff100a1c56_basquete 1000x
Notícias De Basquete
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 10/06/2024
15:16
Atualizado em 10/06/2024
20:06
Compartilhar

O Flamengo não está nada satisfeito quanto a atuação da arbitragem nas finais do NBB (Novo Basquete Brasil). No domingo (9), a equipe carioca emitiu uma nota à LNB, onde pede mudanças nas atitudes dos donos do apito.

No texto, o Rubro-Negro apontou 11 lances dados a favor do Franca nos minutos finais. Segundo a equipe, foram 22 faltas para o time paulista, enquanto o Fla teve apenas 11. Além disso, os cariocas também relataram a agressão por parte de um torcedor contra um atleta em quadra.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Franca venceu o duelo por 81 a 73 no Pedrocão e abriu 2 a 1 na série. O time paulista precisa de apenas mais um triunfo para se tornar campeão do NBB.

(Foto: Célio Messias /LNB)

Confira a nota do Flamengo na íntegra:

“O Clube de Regatas do Flamengo vem, publicamente, manifestar o seu repúdio absoluto em face da atuação da equipe de arbitragem da Liga Nacional de Basquete na partida realizada, ontem, contra a equipe de Franca.

A condução da arbitragem foi totalmente ineficiente, descabida e atuou com grave imperícia.

Apesar de o Flamengo não acreditar ou acusar que tenha havido má-fé da arbitragem, é preocupante se observar que houve grave inversão de faltas, utilização de critérios distintos (da temporada e das outras séries) e conclusões equivocadas, que tiveram influência clara no resultado da partida.

Além desse fator, o Flamengo lamenta e repudia o fato de que a equipe de arbitragem e representantes permitiram que, nessa mesma partida, tenha imperado e sido permitida uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias.

Vale destacar que nada tem sido feito para aprimorar o nível da arbitragem. O Flamengo considera que há permissividade de agarra-agarra, empurrões, bloqueios em movimento, que essa prática tem denegrido a qualidade técnica e tática da final.

No que se refere ao jogo de ontem, apenas para exemplificar, nos últimos 5 minutos, destacamos 11 situações claras contrárias ao Flamengo:

  1. O dobro de lances livres arremessados na partida: Franca com 22 lances livres; Flamengo com 11 lances livres.
  2. 4’44 falta no Jaú no rebote.
  3. 4’28 falta de ataque no Loku Cuello.
  4. 3’42 Tapa no braço do Loku.
  5. 2’58 falta no Jaú.
  6. 2’30 falta nos 3 pontos do Scott Machado.
  7. 1’24 falta no rebote do Jaú; árbitros foram revisar a pedido de Franca, que não tinha mais desafio.
  8. 1’06 colocaram 24” em vez de 14”. Retardaram 3 segundos.
  9. 43” falta apitada do Didi.
  10. 39” falta apitada do Loku.
  11. 20” falta no Scott Machado.

Diante da gravidade dos fatos narrados, o Flamengo, desde já, postula medidas imediatas por parte da Liga e seus dirigentes para sanar as falhas gritantes que vêm acontecendo, sendo certo que o clube apresentará representação formal contra a arbitragem e os árbitros envolvidos.”

Flamengo e Franca voltam se enfrentar na próxima quinta-feira (13), às 18h (de Brasília), no Maracanãzinho, pelo Jogo 4 das Finais do NBB. O time Rubro-Negro precisa vencer para forçar um quinto jogo, enquanto os paulistas buscam a vitória para garantir o título da competição.

Siga o Lance! no Google News