Em depoimento à coluna "Espaço dos Campeões" do LANCE!, James Barclay, diretor-chefe da Panasonic Jaguar Racing, equipe da montadora britânica na Fórmula E, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria em meio à pandemia do coronavírus e os planos para a retomada das atividades. Confira!
Olá leitores do LANCE!. Sou James Barclay, diretor-chefe da Panasonic Jaguar Racing, equipe da montadora britânica na Fórmula E. Estamos em nossa quarta temporada, e posso afirmar que pouco mudou ao longo desses anos em termos de dedicação e comprometimento que nossa equipe colocou no desenvolvimento do Jaguar I-TYPE, e na estratégia geral de corrida.
Sempre aprendemos com todas as corridas e levamos esses aprendizados adiante para implementá-los. Após esses anos, temos mais experiência, o que inegavelmente é uma grande vantagem. Isso significa que temos muito mais confiança, ajudando-nos a ganhar pontos, pódios e vitórias, como já ocorreu nesta temporada. Este é um momento muito difícil para todas as equipes envolvidas na Fórmula E, mas a saúde de nossa equipe, parceiros e fãs vem em primeiro lugar, a corrida é secundária. A Panasonic Jaguar Racing pretende continuar a operar o mais próximo possível do "normal". Na Fórmula E, temos a sorte de visitar cidades do mundo todo. Cidades que neste momento estão sob extrema pressão. Nosso foco no momento é, sem dúvida, para que todos cuidem de suas famílias e apoiem nossas comunidades.
As corridas voltarão no momento certo. Seguimos constantemente se comunicando com nossos pilotos, Mitch Evans e James Calado, para ajudá-los a manter o foco nesse período sem precedentes. A equipe também continuará a usar dados de corridas anteriores para desenvolver o Jaguar I-TYPE 4. Sabemos que todas as equipes evoluem durante a temporada, inclusive nós mesmos. Estamos cientes de que devemos continuar desenvolvendo nosso software e tecnologia 24 horas por dia e nossos pilotos devem continuar treinando ao longo da temporada. Nossos pilotos são extremamente importantes na evolução do carro no decorrer da temporada, fornecendo feedbacks importantes para os mecânicos e engenheiros, a fim de ajudar a levar o nosso monoposto ao seu auge. Tudo isso nos ajuda a permanecer competitivos em uma das competições mais equilibradas do automobilismo mundial.
O fato de ter cinco vencedores diferentes das cinco primeiras corridas da temporada, torna o campeonato extremamente imprevisível. Esperamos continuar competindo pelas primeiras posições nesta sexta temporada, devido ao bom início que tivemos. Isso inclui três superpoles, uma pole position, um pódio e uma vitória inesquecível na Cidade do México. Estamos felizes em viajar pelo mundo e competir diante de fãs de diferentes cidades em todo o mundo. A base de fãs da Fórmula E continua a crescer em escala global e é incrível ver isso em primeira mão. Agora, é esperar o mundo superar essa pandemia, e quando for possível, retornar a disputar curva a curva em cada etapa, em busca do título.