O espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, conquistou neste sábado a vitória na oitava etapa da Volta a Espanha. Foi o segundo triunfo do ciclista na atual edição. A liderança geral segue com o francês Rudy Molard (Groupama-FDJ), que ficou em 30º.
Valverde, que já havia levado a melhor no segundo dia e ocupa a segunda colocação geral, completou os 195,1 km entre Linares e Almadén em 4h35m54, e venceu no sprint o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), tricampeão mundial, que terminou em segundo, e o holandês Danny van Poppel (LottoNL-Jumbo), que completou o pódio.
– Hoje eu não iria disputar a etapa. O que eu queria era não perder tempo em relação aos demais favoritos. Amanhã, veremos que irá brigar pelo pódio da Volta da Espanha. Estou em ótima condição física e mental – declarou Valverde.
A etapa marcou a primeira desistência da edição de 2018. O holandês Maurits Lammertink não largou por causa de intensas dores abdominais. Restam 175 competidores.
Neste domingo, Molard defende a liderança da classificação geral na mais dura das etapas da primeira semana, uma ligação de 200,8 km entre Talavera de la Reina e La Covatilla, com quatro contagens de montanha e chegada em alto. Ele tem 37 segundos de vantagem sobre Valverde.