O Esparta fez história, no último fim de semana, ao se tornar o primeiro campeão brasileiro de Minifootball. O time venceu o Mazembe, por 2 a 1, na decisão disputada na Arena Rio, pela Open Cup Brasil 2019, primeiro torneio da modalidade realizado no país.
As semifinais da competição foram disputadas no sábado. Nas primeira, o Mazembe bateu o Ilha Plate por 5 a 2, sendo seguido pela vitória do Esparta sobre o Estrelas da Taquara por 5 a 3, com destaques para Leonardo Conceição e Luã Wagner, com dois gols cada.
O dia de decisões começou com desistência do Estrelas da Taquara, confirmando o Ilha Plate como terceiro colocado com vitória por WO. Na grande decisão da Copa, após sair na frente, o Esparta acabou tomando o empate, mas Léo Prédio fez o gol que garantiu o título.
RECOPA
Na disputa da Recopa, entre as equipes eliminadas nas quartas de final da Open Cup, as semifinais terminaram com vitórias dos Imperiais (5 a 2 sobre Objetivo Barra) e Marquinho BR (4 a 2 sobre o Heineken FC), que na decisão bateu o rival com sonora goleada: 15 a 1. Na disputa do terceiro lugar, vitória por 6 a 5 do Objetivo Barra sobre o Heineken FC, que até esboçou uma reação no fim, mas acabou não igualando o placar.
No total foram marcados 89 gols no torneio e o artilheiro da competição foi Amorim, atleta do Marquinho BR - equipe com o melhor ataque da competição - com sete gols. O melhor goleiro foi Fabio Vieira, do Mazembe, tendo sofrido apenas cinco gols.
Resultados:
Quartas de final
Imperiais 1x3 Mazembe
Ilha Plate 12x2 Objetivo Barra
Heineken FC 2x5 Esparta
Marquinho BR 0x3 Estrelas da Taquara
Semifinal
Mazembe 5x2 Ilha Plate
Esparta 5x3 Estrelas da Taquara
Final
Mazembe 1x2 Esparta