menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ex-judoca receberá homenagem no Prêmio Brasil Olímpico 2023

Chiaki Ishii foi um dos precursores da modalidade no Brasil

PremioBrasilOlimpico-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPrêmio Brasil Olímpico 2023 (Foto: COB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/12/2023
16:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

Chiaki Ishii levará para casa o troféu Adhemar Ferreira da Silva, no Prêmio Brasil Olímpico (PBO) de 2023. O nipo-brasileiro foi o primeiro judoca medalhista na história do país - a honraria, inclusive, é justamente por conta do pioneirismo na modalidade. O PBO está marcado para sexta-feira (15), às 20h.

continua após a publicidade

➡️Prêmio Brasil Olímpico: vote nos atletas que mais se destacaram em 2023

Chiaki abriu os caminhos para uma modalidade que se tornou, por costume, vencedora para o Brasil. Ao todo, são 24 medalhas conquistadas no judô em Jogos Olímpicos, sendo a primeira delas o bronze conquistado em Munique 1972. Além da conquista esportiva, Ishii ganhou notoriedade por conta de sua ações fora dos tatames - o sensei inaugurou uma academia em São Paulo que revelou nomes como Rafael "Baby" Silva.

Os grandes feitos de Chiaki Ishii lhe renderam respeito e reconhecimento no mundo do esporte. Nesse sentido, o ex-judoca receberá o troféu Adhemar Ferreira da Silva com méritos, uma vez que a gratificação é oferecida à atletas que conseguiram construir um legado eterno.

continua após a publicidade
Chiaki Ishii e Rafael Baby Silva
Chiaki Ishii foi o primeiro judoca medalhista olímpico (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

- Eu me sinto honrado por fazer parte do grupo seleto de grandes atletas que fizeram história e contribuíram para o esporte olímpico brasileiro. Para mim é um orgulho ver o judô que antigamente era visto como Arte Marcial e Defesa Pessoal se transformar em um Esporte Olímpico que traz medalhas e esperanças ao Brasil. Faz sentido o ditado do Mestre Jigoro Kano ‘Seiryoku Zenyo’, que significa ‘o uso mais eficiente da força’ e ‘Jita kyoei’, que significa ‘princípio de prosperidade e bem estar mútuo’. Eu sempre tive como objetivo o crescimento do Judô no Brasil e esses ensinamentos, como forma de respeito ao próximo, eu sempre preguei ao longo da minha carreira - afirmou, Ishii.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Prêmio Brasil Olímpico terá a sua 24ª edição em 2023 e se caracaterizou por ser uma cerimônia que gratifica um grande número de atletas. Dentre as diversas categorias, quatro serão decididas através do voto popular: Atleta da Torcida, Atleta Revelação, Retorno do Ano e Prêmio Inspire.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias