F1: Felipe Massa envia carta e dá início à ação contra a FIA por título de 2008

Cancelamento de corrida 'polêmica' teria dado ao brasileiro campeonato conquistado por Lewis Hamilton

imagem cameraFelipe Massa sente que foi injustiçado na temporada de 2008 da F1 (Foto: Arquivo Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/08/2023
12:15
Atualizado em 01/09/2023
12:15
Compartilhar

O ex-piloto Felipe Massa enviou uma carta às principais entidades do automobilismo para contestar o título da Fórmula 1 de 2008, conquistado por Lewis Hamilton. A medida é o passo inicial para mover uma ação contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM). A iniciativa do brasileio tem como motivação uma fala do ex-chefão da organização, Bernie Ecclestone, que admitiu ter ciência do "Singapuragate" ocorrido naquela temporada. As informações são do "ge".

Ecclestone falou sobre o tema em março deste ano. O antigo mandatário da Fórmula 1 confessou que ele e Max Mosley, então presidente da FIA, souberam da batida proposital de Nelson Piquet Jr. em Singapura, que teve como intuito beneficiar o companheiro Fernando Alonso. Os dois optaram por não agir para "salvar o esporte de um escândalo", mas Ecclestone confessou que a F1 deveria ter cancelado a corrida.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Caso o circuito fosse cancelado, Felipe Massa teria sido campeão mundial daquele ano. O brasileiro, 13º colocado na corrida de Singapura, terminou a temporada apenas um ponto atrás de Lewis Hamilton.

A posição ruim de Massa na corrida teve relação indireta com a batida de Piquet. O brasileiro liderava a prova no momento em que a bandeira amarela foi levantada e precisou se direcionar aos boxes, onde foi liberado com a bandeira de reabastecimento ainda presa ao veículo. Com isso, o piloto teve que parar no pit lane, quase bateu em Adrian Sutil e, por ter a liberação considerada "insegura" pelos comissários, recebeu uma penalização.

+ Ex-funcionário processa equipe de Fórmula 1 após ter sido acusada de fraude

Na carta, a defesa de Massa expôs que considera o brasileiro vítima de uma conspiração da FIA e da FOM, justamente devido à falta de ação das entidades após o caso. Além da perda esportiva, a declaração alega que a não anulação da corrida de Singapura causou prejuízos financeiros e contra a reputação de Felipe.

Siga o Lance! no Google News