joaopedro-aspect-ratio-1024-1024
João Pedro Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porMarcelo Velloso
Dia 03/04/2025
20:03
Compartilhar

A Honda Racing Corporation (HRC), divisão esportiva da Honda, anunciou sua entrada no mercado de leilões. A Monterey Car Week, nos Estados Unidos, em agosto, oferecerá peças históricas do automobilismo. No catálogo, o motor Honda RA100E V10, que empurrou a MP4/5, carro que coroou o bicampeonato de Ayrton Senna em 1990.

➡️ Exclusivo: Mariana Becker fala sobre desafios na F1, Hamilton e expectativas com Bortoleto

Além do motor, a HRC disponibilizará mercadorias autografadas, colecionáveis de edição limitada e artefatos raros. Koji Watanabe, presidente da empresa, falou sobre as metas da HRC no leilão.

— Nosso objetivo é fazer deste um negócio valioso que permita aos fãs compartilhar a história dos desafios da Honda nas corridas desde a década de 1950 — afirmou.

O motor RA100E, desmontado na fábrica da HRC em Sakura, Japão, será exibido em vitrines com um certificado de autenticidade. Equipou o McLaren MP4/5B, projetado por Neil Oatley e uma equipe que incluía Gordon Murray. Com uma potência de 690-710 cavalos a 13.500 rpm, o motor superou desafios iniciais, tornando-se um dos mais icônicos da história da F1.

Ayrton foi tricampeão mundial de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991 (Foto: JEAN-LOUP GAUTREAU / AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Ayrton Senna, com esse motor, alcançou seis vitórias em Grandes Prêmios em 1990. Seu companheiro de equipe, Gerhard Berger, conquistou sete pódios. A parceria entre a Honda e a McLaren, seguida por uma colaboração bem-sucedida com a Red Bull, resultou em dois campeonatos de construtores e quatro campeonatos de pilotos. Isso atesta o legado da Honda na F1.

Para o futuro, a Honda anunciou uma parceria com a Aston Martin a partir de 2026. A colaboração focará na criação de unidades de potência para a equipe de Silverstone.

Siga o Lance! no Google News