Fase final dos Jogos Universitários Brasileiros será disputada na Bahia

Maior competição universitária da América Latina contará com cerca de 2.500 participantes entre atletas e técnicos. Evento, que acontece de 21 a 28/10, retorna à Bahia após 51 anos 

imagem cameraDisputas finais do JUBs serão realizadas na Bahia depois de 51 anos (Foto:Reprodução)
Avatar
Lance!
Salvador (BA)
Dia 15/10/2019
10:42
Atualizado em 15/10/2019
12:03
Compartilhar

A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) será disputada na Bahia após 51 anos. O evento, que é a maior competição da América Latina, contará com aproximadamente 2.500 pessoas entre atletas e técnicos e será realizado de 21 a 28 de outubro.

Das 13 modalidades, a novidade é o cheerleading, atividade muito comum nos Estados Unidos e feita pelas torcedoras das agremiações. O cheerleading é  composto por acrobacias, saltos, levantamentos, danças e pirâmides. A modalidade vem crescendo cada vez mais fora dos EUA e chegou ao Brasil.

Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, explica a importância de adicionar a modalidade no programa.

- A CBDU vem, todos os anos, tentando aproximar mais o esporte universitário do seu público – o público jovem – com aumento do movimento do esporte universitário no âmbito das atléticas. Modalidades como o cheerleading, skate, e-games e até mesmo as baterias (bandas de torcida) vêm ganhando força para compor o programa de atividades dos JUBs - afirmou.

O basquete 3x3, que foi incluído nos Jogos Olímpicos de 2020, também está presente no JUBs. Este ano, o Brasil recebeu, em Maceió, o Pan Americano Universitário da modalidade e, agora, o Comitê Organizador fez questão de trazê-lo para a Bahia.

As outras modalidades presentes são o JUBs acadêmico, na qual são apresentados artigos científicos relacionados aos esportes, basquete, e-games (Fifa e League of Legends), futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei e vôlei de praia.

Treze locais receberão as atividades, dentre ginásios, auditórios e arenas. A rede hoteleira da cidade também se movimenta para a chegada do evento. Ao menos 16 hotéis hospedarão as delegações e o Comitê Organizador.

Para chegar até as finais, os atletas participam de edições estaduais e regionais, que acontecem ao longo do ano e reúnem mais de 80 mil participantes.

Os Jogos atuam ainda como seletiva para competições universitárias internacionais, como a Universíade, que recebe, a cada dois anos, mais de 10 mil participantes de 170 países.

Siga o Lance! no Google News