Federação de remo inaugura primeiro centro de treinamento do Brasil

Espaço contará com sala de musculação, dormitórios e estrutura médica, fisioterápica e odontológica no Estádio de Remo da Lagoa

imagem cameraEstádio de Remo da Lagoa comportará um CT da modalidade (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/05/2017
15:59
Atualizado em 17/05/2017
16:10
Compartilhar

Com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio e da SUDERJ, a Federação de Remo do Rio (FRERJ), inaugura nesta quinta-feira, às 20 horas, o primeiro Centro de Treinamento de Formação e de Alta Performance de Remo do país, numa área dentro do Estádio de Remo da Lagoa, legado dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

A inauguração contará com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, do presidente da SUDERJ, Leonardo Morais, da Secretária Municipal de Esportes, Patrícia Amorim, dirigentes de clubes, remadores, entre outras personalidades do esporte.

O CT é um projeto inédito que visa detectar e formar atletas com potencial para competir a nível internacional, além de oferecer suporte técnico e infraestrutura adequada aos clubes e instituições esportivas para treinamentos com objetivo de melhorar a participação dos remadores em competições.

No espaço os atletas vão contar com sala de musculação, material esportivo para competição, salas de avaliação médica e fisioterápica, consultório odontológico, dormitórios, copa/cozinha, remoergômetros, simuladores, analisador de lactato e tudo que for necessário para o melhor funcionamento do espaço.

- Nosso objetivo principal é proporcionar aos atletas, treinadores e preparadores técnicos um local adequado para treinamento de alta performance. Assim nossos remadores poderão competir de igual para igual com os adversários mais fortes. Vamos promover a divulgação do remo como atividade escolar recreativa e incentivar a integração com os municípios do Estado do Rio, além de fomentar o intercâmbio com atletas estrangeiros – explica Paulo Carvalho, presidente da Federação de Remo do Rio.

O projeto pioneiro funcionará na área do Estádio de Remo da Lagoa que foi reformada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, sendo o único legado olímpico a ser transformado em Centro de Treinamento.

- O espaço contará com todo legado deixado pela olimpíada como raia Albano, os catamarãs, rampa partidor, flutuadores e as garagens dos barcos. Nada disso estaria acontecendo sem o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio e da SUDERJ – acrescenta o presidente da FRERJ.

O Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF) será responsável por toda a parte médica e fisioterápica do CT sob a coordenação do professor-doutor Pedro Paulo da Silva Soares, que também é coordenador o laboratório da UFF.

- Colocaremos nossa infraestrutra e pessoal à disposição do centro de treinamento, provendo intercâmbio científico e a realização de projetos de pesquisa e de cooperação técnica, além de apoio à execução do projeto critérios de desempenho e treinamento físico nas condições ambientais do Rio de Janeiro – declara Pedro Paulo Soares.

Pedro Paulo Soares integra a diretoria técnica, de fomento e desenvolvimento do CT de Remo junto com Marcos Amorim e Marcelo Neves.

O Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, Thiago Pampolha, também destaca a importância do CT de Remo:

- É extremamente importante para o Rio de Janeiro ter um centro de excelência esportiva como este. A vocação da cidade para o esporte precisa se traduzir em políticas de incentivo aos atletas e foi o que conseguimos, graças a esta parceria com a Federação de Remo do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. Tenho certeza que colheremos muitos frutos e vitórias no remo brasileiro e o Centro de Treinamento da Lagoa fará parte desta história.

Siga o Lance! no Google News