Felipe Bardi é o novo recordista brasileiro dos 100m rasos. Com uma marca de 9s96, o atleta quebrou a barreira dos 10 segundos no Troféu Bandeirantes, evento da Federação Paulista de Atletismo, em São Bernardo do Campo, realizado neste sábado (9). O tempo deve garantir Bardi nos Jogos Olímpicos de Paris do ano que vem. O atleta só perde a vaga se outros três brasileiros correrem mais rápido até o início da competição.
O tempo conquistado pelo brasileiro também pode se tornar o recorde sul-americano. Em julho deste ano, Issam Assinga, do Suriname, conseguiu a marca de 9s89. No entanto, o atleta foi suspenso por doping e deve perder o recorde.
O resultado de Bardi mostra a evolução do atletismo no Brasil. No mesmo Sul-Americano em que Assinga bateu o recorde sul-americano, o brasileiro Erik Cardoso se tornou o primeiro do país a correr abaixo dos 10 segundos. Na ocasião, ele terminou a prova em 9s97.
+ Quem é Noah Lyles, velocista que ‘cutucou’ os jogadores de basquete da NBA
Quando falamos do recorde mundial nos 100m, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. O detentor da marca é uma das grandes lendas do esporte: Usain Bolt. O jamaicano terminou a prova em 9s58, em 2009.