Felipe Borges conquista feito inédito no Mundial de canoagem slalom
O paranaense tornou-se o primeiro brasileiro se classificar para uma semifinal da canoa masculina em um Mundial Sênior
- Matéria
- Mais Notícias
O terceiro dia do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, realizado em Pau, na França, contou com um feito histórico para o Brasil. No C1 masculino, Felipe Borges se tornou o primeiro brasileiro a se classificar para uma semifinal da canoa masculina em um Mundial Sênior. Além dele, Ana Sátila se classificou para a semifinal da categoria K1 feminina. Nesta sexta-feira, acontecem as primeiras disputas das semifinais, no K1 Masculino e C1 Feminino.
Sem nunca ter avançado das classificatórias na canoa masculina, o atleta de 22 anos é só sorrisos. Também no C1 masculino, Charles Corrêa ficou na 35ª posição e Leonardo Curcel na 53ª (não avançaram).
Na primeira descida Felipe fez uma prova limpa e sem penalidades, mas ficou 6s53 atrás do melhor colocado, o atual campeão olímpico, o francês Denis Gargaud Chanut, terminando na 32ª posição.
Na segunda descida, o atleta retornou às corredeiras do Pau-Pyrénées Whitewater Centre para fazer mais uma descida limpa, sem encostar em nenhum dos 23 obstáculos, e garantir a vaga na semifinal com o tempo de 87s64 e a nona colocação.
- Estou muito feliz, muito contente, agora peço muitas energias para a semifinal de sábado - comemora o atleta.
No K1 feminino, Ana Sátila - que já havia conquistado a vaga na semifinal do C1 - garantiu a sua segunda semifinal do evento. Na primeira descida a brasileira sofreu três penalidades e acresceu seis segundos ao seu tempo, o que a deixou 11s05 segundos atrás da britânica Fiona Pennie, melhor colocada da prova.
Na segunda tentativa Sátila remou melhor e não teve nenhum toque, garantindo a vaga na próxima fase do C1 Feminino com o segundo melhor tempo da descida, 87s97.
- Mesmo não fazendo uma boa prova na primeira descida mantive o foco, busquei fazer tudo certo e consegui mais esse resultado - comenta a atleta.
Omira Estácia, estreante em Mundiais Sênior não conseguiu a classificação para a semifinal do K1 feminino, mas tem muito o que comemorar. Ela estava fazendo uma boa descida, mas perdeu a última baliza do percurso e sofreu a penalidade máxima, adicionando 50s ao seu tempo, que foi de 145s51. Ela não passou de fase, mas desconsiderando o tempo das penalidades o seu resultado foi considerado positivo.
- Por só ter 17 anos e ser uma atleta da categoria Júnior disputando um Mundial Sênior pela primeira vez com certeza ela fez uma excelente prova - comenta Cassio ramon Petry, treinador da Equipe Brasileira.
Omira também se mostrou feliz com o resultado:
- Foi uma boa oportunidade para eu estar entre as melhores atletas do mundo e ganhar experiência.
Nesta sexta-feira começam as disputas das semifinais e dois brasileiros estão na briga pela vaga na final: Pedro Gonçalves pelo K1 masculino e Ana Sátila pelo C1 feminino. As competições têm início às 09h00 (horário de Brasília).
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias