A etapa Vila Velha (ES) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia terminou neste domingo com vitória da dupla Fernanda Berti e Bárbara Seixas. Na decisão da final, disputada na Praia da Costa, a equipe comandada pelo técnico Ricardo Freitas superou Maria Elisa e Carolina Solberg por 2 sets a 0, com parciais 21/16 e 21/17, em 50 minutos. Este foi o primeiro título da dupla no tour nacional desde o início da parceria, em setembro de 2016. A medalha de bronze da etapa ficou com Juliana e Andressa, que superaram Josi e Lili por 2 sets a 0, com parciais 21/16 e 21/17, em 45 minutos.
Com a medalha de ouro, a equipe também garante 400 pontos no ranking do Circuito Brasileiro, além de faturar a premiação de R$ 45 mil. Após deixar a quadra, Fernanda comemorou a conquista do primeiro título em etapas do torneio nacional e analisou a evolução da parceria com Bárbara Seixas.
- Estou muito feliz, estamos jogando juntas há dois anos, batemos na trave algumas vezes. Felizmente nos superamos nesta decisão, demos nosso coração em quadra, estou muito contente. Ainda mais por ser no final da temporada, rodamos o Circuito Mundial e é um período que o corpo está mais desgastado, então conseguir esse ouro é muito bom. Sentir que estamos evoluindo cada vez mais, dia a dia - disse.
Técnico da dupla, Ricardo de Freitas elogiou a bloqueadora carioca e lembrou do objetivo principal, que é conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
- Fico feliz pela Fernanda, uma jogadora que demonstra um caráter forte, quer trilhar esse objetivo junto com a gente. Entramos em cada competição para ganhar, cada jogo para ganhar, temos o objetivo lá na frente de conquistar uma vaga aos Jogos Olímpicos. E exige muita luta, comprometimento, sacrifício. Pensamos nisso diariamente.
Com a conquista deste domingo, Bárbara Seixas chegou ao seu décimo título em etapas nacionais, contando o Circuito Brasileiro e a SuperPraia. Após deixar a quadra de areia, Bárbara comemorou o primeiro triunfo ao lado de Fernanda.
- Eu estou radiante, nosso primeiro título de Circuito Brasileiro juntas, estamos trabalhando muito, algo que chega para coroar nossa equipe. Trabalhamos muito, estamos focadas. Brinquei com a Fernanda que ela estava esperando para vencer o primeiro título nacional ao meu lado, esperamos que seja o primeiro de vários - comemorou.
Na disputa da medalha de bronze, horas antes, Juliana e Andressa (CE/PB) levaram a melhor sobre Josi/Lili (SC/ES), vencendo por 2 sets a 0 (21/16, 21/17), em 45 minutos. Andressa, campeã mundial Sub-19, comentou o primeiro pódio da carreira no tour nacional. A paraibana completou 22 anos no último sábado e também celebrou a evolução da dupla com Juliana.
- O pódio vai ser algo inesquecível, muito prazeroso. Mas acho que o maior prazer é poder estar atuando ao lado da Juliana, uma multicampeã, vencedora de tudo. E ela disse que foi como se fosse o primeiro pódio dela, como se estivesse começando agora. Fico muito feliz em poder dar minha contribuição para que ela também esteja no pódio novamente. Esse é o caminho, dando um passo de cada vez, evoluindo de maneira constante - analisou.
O Jogo
Fernanda Berti/Bárbara começou abrindo três pontos de vantagem em bloqueio de Fernanda, anotando 6 a 3 no início do jogo. Mais regulares na virada de bola, as campeãs do Major de Fort Lauderdale chegaram à parada técnica vencendo por 13 a 8. Maria Elisa e Carol encaixaram bons saques e reduziram a desvantagem para dois pontos. Os times passaram a cometer alguns erros, mas novamente Carol encontrou um bom saque e deixou a diferença em apenas um ponto: 18/19. Fernanda e Bárbara, porém, reagiram e não deixaram mais as adversárias encostarem, mantendo bons ataques e fechando o primeiro set por 21 a 19, após saque na rede de Maria Elisa.
O segundo set começou com Carolina novamente se destacando no saque, anotando 4 a 2. Bárbara entrou em ação com bons contra-ataques e a dupla empatou e virou o duelo: 7 a 6. No tempo técnico, porém, Maria/Carol vencia por 11 a 10. Em nova reviravolta, após ataque para fora de Maria Elisa, Fernanda/Bárbara abriu 14 a 12 no placar.
O duelo passou a ter várias reviravoltas. Por reclamação, Fernanda e Bárbara receberam um cartão vermelho, sofrendo um ponto. Mas elas não se desconectaram do duelo e mantiveram um ponto de frente no placar, anotando 20 a 19. Maria salvou o primeiro match point com uma boa largada. Na segunda chance, Fernanda atacou na diagonal em contra-ataque e conquistou o título da etapa de Vila Velha, fechando em 22 a 20.
O Circuito Brasileiro Open se despede de Vila Velha (ES) e segue para Campo Grande (MS), na etapa que acontece entre 21 e 25 de novembro. Em 2019, outras quatro etapas da temporada 2018/19 serão realizadas.