Ferrari vê ganhos menores com atualizações e dá luz verde para carro de 2025
De acordo com o chefe da Ferrari, os ganhos das equipes com novas atualizações ficarão cada vez menores
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de conquistar a segunda vitória na temporada 2024 da Fórmula 1, em Mônaco, a Ferrari continua trabalhando pesado para conseguir derrotar Red Bull e McLaren nas próximas etapas. Em busca de mais desempenho, o time de Maranello tem focado em atualizações para a SF-24, o que tem dado certo, embora o próprio chefe da equipe, Frédéric Vasseur, admita que os ganhos de performance estão ficando cada vez menores.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
As primeiras melhorias significativas no bólido vermelho foram feitas no fim de semana do GP da Emília-Romanha. Ainda que Charles Leclerc e Carlos Sainz não tenham conquistado o resultado esperado em Ímola, os primeiros sinais foram positivos, com as mudanças provando serem certeiras uma semana depois, nas ruas de Monte Carlo. Na ocasião, o dono do carro #16 subiu no degrau mais alto do pódio, enquanto que o espanhol completou o top-3, atrás também de Oscar Piastri.
➡️ Ferrari evita frenesi e foca em evolução na F1: ‘Se achar que está bem, está morto’
Na busca por mais desempenho para tentar diminuir a desvantagem para o time de Max Verstappen, Vasseur já declarou em algumas oportunidades que a Ferrari continua trabalhando em novas atualizações para serem aplicadas à SF-24 ao longo das próximas semanas, mas admitiu que deve haver um equilíbrio, pois o teto orçamentário que atualmente existe na categoria dificulta muito a vida das equipes.
- Com o limite de custos e o regulamento atual, é preciso gerir bem os dois lados. Teremos atualizações quando tivermos algo para trazer - disse o dirigente, que seguiu.
- O que é preciso ter em mente é que há uma espécie de convergência de desempenho, e a taxa de desenvolvimento é muito menor do que há dois anos - explicou, fazendo referência ao ano de 2021, quando as atuais regras entraram em vigor.
- Isso significa que cada vez que alguém desenvolve uma atualização, e isso serve para nós e para as outras equipes, o ganho é menor do que era há dois anos, e isso é normal - continuou o chefe da Ferrari.
Apesar de estar focada em vencer o Mundial de Construtores em 2024, a esquadra italiana já está trabalhando nos bastidores para ser competitiva nas duas próximas temporadas. O certame de 2025 será o último sob as regras atuais, enquanto que em 2026 tudo muda mais uma vez.
- Já demos luz verde para o carro de 2025. Além disso, os trabalhos já começaram há algum tempo na unidade de potência para 2026. No que diz respeito ao chassi e aerodinâmica, podemos levantar algumas hipóteses, mas nada mais, uma vez que ainda não existem regulamentos - finalizou.
A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias