A FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou as 24 seleções que vão disputar o Pré-Olímpico do ano que vem. Quatro vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão em disputa. O Brasil, que foi eliminado na segunda fase da Copa do Mundo da China, estará participará do torneio.
Serão sete equipes das Américas, nove da Europa, três da Asia e Oceania, e três da África. Disputam o Pré-Olímpico as 16 melhores seleções na Copa do Mundo que não garantiram vaga direta para Tóquio, além de outras oito melhores colocadas no ranking da FIBA que não disputaram o Mundial.
Serão quatro torneios, cada um com seis equipes sorteadas, que se enfrentam em uma sede fixa, entre os dias 23 e 28 de junho de 2020. Apenas o campeão de cada um dos quatro torneios garantem vaga para as Olimpíadas. Ao todo, serão 12 seleções em Tóquio. A FIBA ainda não definiu a data do sorteio.
Seleções garantidas em Tóquio 2020
A Copa do Mundo da China classificou oito seleções para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na Europa, a campeã mundial Espanha e a França garantiram as vagas. A Argentina, vice-campeã, e os Estados Unidos, foram os dois melhores das Américas. Além deles, Nigéria (África), Irã (Ásia), Austrália (Oceania) e Japão (país sede) também estão credenciados.
Confira abaixo os classificados para o Pré-Olímpico:
Brasil
Canadá
República Dominicana
México
Porto Rico
Uruguai
Venezuela
Croácia
República Tcheca
Alemanha
Grécia
Itália
Lituânia
Polônia
Rússia
Eslovênia
Sérvia
Turquia
China
Coreia do Sul
Nova Zelândia
Angola
Senegal
Tunísia