Filipe Toledo está fora da quinta etapa do Circuito Mundial, em Fiji. Por indisciplina, o surfista foi suspenso temporariamente pela Liga Mundial da modalidade (WSL, em inglês) nesta segunda-feira. Após ser eliminado, no último sábado, na décima bateria da terceira fase (vencida pelo americano Kanoa Igarashi) do Rio Pro, o camisa 77 não concordou com a marcação de interferência de remada e foi tirar satisfação com os juízes. O brasileiro tentou invadir uma área não permitida aos surfistas e precisou ser contido por seguranças.
Em seu site, a WSL divulgou a seguinte mensagem:
'Infelizmente para Toledo, as punições para este tipo de violação são claras e os oficiais tem pouco o que fazer. Toledo foi multado e suspenso, e será proibido de competir em Fiji. Embora ambos os lados estejam obviamente desapontados por estes acontecimentos, a WSL está agradecida por Toleto ter se desculpado com os fãs, patrocinadores e a WSL.'
- Sou um cara passional e surfar é a minha vida. Depois de uma interferência no calor do round três, em Saquarema, eu fiquei chateado. Eu perdi a cabeça e estou muito envergonhado pelo meu comportamento. Quero me desculpar com os fãs, meus patrocinadores, a mídia e a WSL. E assumir a plena responsabilidade por minhas ações e aceitar a minha suspensão. Estou decepcionado ao perder o próximo evento, mas ansioso para voltar mais forte para Jeffreys Bay (de 12 a 23 de julho). Boa sorte a todos em Fiji e obrigado a todos pelo apoio - afirmou Filipe Toledo em comunicado a WSL.
O comissário da entidade, Renato Hickel, também se pronunciou sobre o caso:
- Filipe é uma boa pessoa e um surfista incrível. A WSL muito sortuda em ter alguém como ele no Tour. É decepcionante quanto temos que recorrer a ações disciplinares a qualquer um dos novos surfistas, mas este tipo de atitude não é aceita no esporte. Filipe sabe disso e que torcemos para ver seu talento de volta ao Tour em breve.
No ano passado o pai e técnico de Gabriel Medina, Charles Saldanha discutiu com a arbitragem em Peniche (POR) e foi suspenso pela WLS. O treinador não pôde ficar no palanque de competição durante a perna australiana da temporada 2017.