A FIVB definiu, nesta sexta-feira, os três grupos do Pré-Olímpico de vôlei feminino. Ao todo, 24 equipes disputam a classificatória, sendo divididas em grupos de oito seleções cada. Comandado por José Roberto Guimarães, o Brasil ficou no Grupo B, que será jogado no Japão. As duas melhores equipes se classificam de forma direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O grupo do Brasil conta com: Japão, Turquia, Argentina, Peru, Bélgica, Bulgária, Porto Rico. Mesmo se a Seleção Brasileira não ficar entre as duas melhores, pode se classificar como a melhor da América do Sul - precisaria, portanto, torcer para os adversários sul-americanos não se classificarem.
+ Técnico da Seleção de vôlei celebra anúncio de Pré-Olímpico e Liga das Nações no Brasil
China e Polônia são os outros países-sede do Pré-Olímpico. A disputa de partidas entre as seleções ocorre entre os dias 16 e 24 de setembro deste ano.
Por ser o país-sede dos Jogos, a França já possui vaga garantida. Serão 12 equipes na competição, com as cinco melhores ranqueadas da FIVB ao final da fase preliminar da Liga das Nações de Vôlei 2024 e as seis classificadas no Pré-Olímpico.
O Brasil ficou com a prata na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio. A equipe de Zé Roberto perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0. Posteriormente, foi vice-campeã da Liga das Nações 2022 e do Campeonato Mundial 2022.
PRÉ-OLÍMPICO DE VÔLEI FEMININO
Grupo A: China, Sérvia, República Dominicana, Holanda, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia
Grupo B: Japão, Turquia, Argentina, Brasil, Peru, Bélgica, Bulgária e Porto Rico
Grupo C: Polônia, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia do Sul e Eslovênia