A decisão da Federação Internacional de Basquete (FIBA, na sigla em inglês) de suspender a Confederação Brasileira (CBB) afetará os clubes brasileiros. Atual campeão e vice do NBB, respectivamente, Flamengo e Bauru não poderão disputar a Liga das Américas. A competição está prevista para começar no dia 20 de janeiro.
Já o Mogi das Cruzes brigará pelo título da Liga Sul-Americana, contra o Bahia Blanca Basket (ARG), pois o torneio estava em andamento quando a suspensão foi anunciada. A série será em melhor de cinco jogos. Caso o time paulista vença, também ficará impedido de participar da Liga das Américas.
A competição é uma das mais prestigiadas do calendário das equipes brasileiras. Seu campeão se credencia para a disputa da Copa Intercontinental, considerada por muitos o "Mundial Interclubes" do basquete. As equipes agora tentam recorrer da decisão.
"O Flamengo recebeu a notícia oficialmente na tarde desta segunda-feira de que teria sua participação na próxima edição da Liga das Américas cancelada e recorreu à Liga Nacional de Basquete (LNB) para, juntos, tentarem uma alternativa perante a FIBA, já que a LNB é a representante dos clubes no Brasil", informou o Rubro-Negro.
O Comitê Executivo da FIBA tomou a decisão por entender que os brasileiros não estão em conformidade com suas obrigações.
A confederação, que vive grave crise financeira e institucional, deverá passar por uma série de reformas, que serão acompanhadas de perto por membros da FIBA. Uma reunião no dia 28 de janeiro reavaliará o quadro da CBB.