O Flamengo é o maior campeão do NBB (Novo Basquete Brasil), desde que a liga foi criada e recebeu esse nome, em 2008. O Rubro-Negro venceu sete títulos em onze temporadas no campeonato nacional de basquete. No entanto, o clube precisará de um feito inédito para voltar a erguer o troféu de campeão brasileiro.
A equipe comandada por Gustavo de Conti foi derrotada pelo São Paulo por 96 a 79, nesta segunda-feira, e agora perde a semifinal por 2 a 0, deixando o time paulista a uma vitória da classificação para a decisão do NBB. Desde a criação da liga, o Flamengo já esteve perdendo uma série por esse resultado em três oportunidades e não conseguiu a virada em nenhuma delas.
+ Fla-Flu na Copa do Brasil: relembre os placares dos últimos 20 clássicos
Na semifinal da temporada 2010-2011, o Flamengo viu o Franca fechar a série em um dominante 3 a 0. Sete anos depois, em 2018, o Mogi das Cruzes que abriu uma vantagem de 2 a 0 sobre o Rubro-Negro na semifinal. Na ocasião, o Rubro-Negro até venceu o jogo seguinte, mas perdeu a quarta e última partida. Na última temporada, a 22-23, a história se repetiu, mas dessa vez na decisão do NBB. O campeão Franca abriu 2 a 0, foi derrotado no terceiro confronto, porém fechou a série no duelo consecutivo.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Por ter se classificado com uma campanha melhor que o São Paulo, o Flamengo disputará dois dos três possíveis jogos restantes da série em casa. A primeira vitória são-paulina na série aconteceu no Rio de Janeiro e a segunda na capital paulista. O próximo confronto acontece novamente no Ginásio do Morumbi, possibilitando que o Tricolor assegure a classificação dentro de casa. Caso o Rubro-Negro vença a partida, buscará dois resultados positivos no Tijuca Tênis Clube para conseguir a virada inédita.
Flamengo e São Paulo fazem o jogo 3 da série nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), com transmissão do "SporTV". Na outra semifinal, o Franca está vencendo o Minas por 1 a 0, e o segundo jogo será disputado nesta terça-feira, às 19h30, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, Minas Gerais.