França proíbe atletas de usaram o véu Islâmico nos Jogos de Paris 2024
Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte do país-sede das Olimpíadas, acredita que o uso do hijab "interfere na laiticidade do estado"
- Matéria
- Mais Notícias
A ministra do esporte da França, Améluie Oudéa-Castéra, afirmou nesta terça-feira (28), que as atletas e integrantes de comissões técnicas do país estão proibidas de usar o hijab - o véu islâmico - durante os Jogos de Paris 2024.
Relacionadas
- As representantes das nossas delegações e das nossas equipes não usarão o véu - disse a representante do governo à televisão pública France 3.
A declaração não foi bem recebida no meio esportivo e político. A Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que a medida foi uma "prática discriminatória".
+Heróis Olímpicos #1: Laura Amaro relembra a trajetória no levantamento de peso e se emociona
+Seleção Feminina de Vôlei será comandada por Paulo Coco nos Jogos Pan-Americanos
- Em geral, o gabinete do alto comissariado para os direitos humanos acredita que ninguém deve ditar a uma mulher o que ela deve ou não vestir - disse a porta-voz Marta Hurtado, em resposta a uma pergunta sobre o tema durante a conferência de imprensa regular da entidade em Genebra.
Mesmo com a atitude, a ministra reconheceu que a medida é contra à doutrina do COI, que aborda esta vestimenta como um aspecto cultural e não religioso.
Nos últimos anos, as autoriedades francesas vem aplicando leis discriminatórias à população de origem mulçumana. Recentemente, o Ministério de Educação proibiu as meninas de usarem a abaya, vestimenta típica islâmica.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias