Francês é eleito presidente da União Ciclística Internacional
David Lappartient prega uma luta rígida contra doping e corrupção, além de desejo de estreitar relações com o COI
- Matéria
- Mais Notícias
O francês David Lappartient, de 44 anos, foi eleito, nesta quinta-feira, presidente da União Ciclística Internacional (UCI). A votação foi realizada durante o congresso da entidade, em Bergen, na Noruega. Ele superou o atual presidente, o inglês Brian Cookson, por 37 a oito.
Vice de Cookson desde 2013, Lappartient acumulava as funções de presidente da União Ciclística da Europa, Federação Francesa de Ciclismo e do Conselho de Ciclismo Profissional. Ele ainda é prefeito da cidade de Sarzeau, localizada noroeste da França.
Em seu discurso de campanha, o francês prometeu 'recuperar a influência da entidade no movimento olímpico, onde te perdido terreno nos últimos anos'. Além disso, também se comprometeu a endurecer a luta contra o doping e proibir o uso de alguns medicamentos utilizados pelos atletas da modalidade.
Lappartient ainda afirma que lutará contra a corrupção, que tomou conta da modalidade, deixando a UCI com uma 'reputação desastrosa'. Cookson havia prometido aumentar o investimento em competições femininas.
O britânico é o primeiro presidente da entidade a não se reeleger. Enquanto o francês encerra um jejum existente desde 1957, com o fim do mandato de Achille Joinard (1947 a 1957). Com forte tradição no ciclismo, a França sedia uma das principais provas da modalidade, a Volta da França.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias