Com ondas um pouco menores, a manhã desta quarta-feira manteve dois brasileiros vivos no Rio Pro. Yago Dora e Gabriel Medina venceram suas baterias e vão para a terceira fase da etapa de Saquarema. Já Bino Lopes, que entrou no lugar do americano Kelly Slater, lesionado, parou na repescagem e se despede com a 25ª colocação na competição, assim como Jessé Mendes, superado pelo compatriota, Medina. Apenas quatro baterias foram disputadas devido ao forte vento, alterando a formação das ondas.
O primeiro a entrar na água foi o vencedor da triagem que, mais uma vez, conseguiu uma nota excelente (9,10). O jovem que ocupa, pela primeira vez a terceira colocação do WQS, superou o Kolohe Andino por 14,27 a 13,23 e avançou para o Round 3.
- Essa foi a minha primeira vitória num evento do WCT e estou amarradão. Eu fiquei bem nervoso no final, porque o Kolohe tinha a prioridade, mas vi uma seção onde podia mandar um aéreo e o vento ajudou também. Todos aqui têm potencial de ser campeão mundial. Não são apenas os top-5 que vencem todas as etapas, têm outros surfistas também ganhando, então a disputa do título certamente será bem acirrada. Eu só quero mesmo me concentrar no meu surfe, sem pensar nos adversários - disse Yago Dora.
O catarinense de 20 anos encara, na próxima etapa. o campeão mundial e da etapa, John John Florence (HAV). Os dois se encontraram na estreia da competição, com vitória do havaiano por 0,03 pontos de diferença.
Em seguida, foi a vez de Bino Lopes. Contra o segundo colocado do ranking mundial, Owen Wright, o brasileiro tentou, mas não não encontrou seu surfe e abriu caminho para o campeão de Gold Coast. O australiano avançou para a terceira fase por uma larga vantagem de 16,00 a 8,97 pontos. Bino se despede da etapa com a 25ª colocação. Lembrando que os pontos somados por atletas de WQS em etapas de WCT não são computados.
Na terceira bateria do dia, os paulistas Jessé Mende e Gabriel Medina disputaram uma vaga para a próxima fase da etapa paulista. O campeão mundial se recuperou da derrota na estreia e cravou seu nome da terceira bateria do Round 3. O surfista de Maresias totalizou 14,20 pontos contra 10,66 de Jessé, que também ficou em 25º lugar no Rio Pro. Mendes faz sua estreia no WCT nesta temporada.
- Faz muito tempo que eu e o Jessé competimos um contra o outro e nenhum de nós gosta de perder. Estou feliz por ter vencido, mas foi muito difícil. Tenho certeza que ele vai se classificar para o WCT esse ano e estarei torcendo por isso - comentou Medina.
Gabriel aproveitou para comentar sobre a entrada do surfe no programa de Tóquio-2020.
- Estou muito feliz que o surfe passou a fazer parte das Olimpíadas e espero fazer parte da equipe que vai representar o Brasil no Japão. Acho que não só eu, mas qualquer pessoa que compete, gostaria de representar seu país nos Jogos Olímpicos.
Com o mar em condições mais difíceis, o australiano Matt Wilkinson conseguiu derrotar o italiano Leonardo Fioravanti por 11,00 a 10,43 pontos. Com o final da quarta bateria da repescagem, a organização da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês) optou por paralisar o campeonato. A próxima chamada será nesta quinta-feira, às 7h (horário de Brasília). Porém a tendência é que o evento só siga na sexta.
Confira os confrontos da primeira repescagem da etapa de Saquarema:
1: Yago Dora (BRA) 14,27 X 13,23 Kolohe Andino (EUA)
2: Owen Wright (AUS) 16,00 X 8,97 Bino Lopes (BRA)
3: Gabriel Medina (BRA) 14,20 X 10,66 Jessé Mendes (BRA)
4: Matt Wilkinson (AUS) 11,00 X 10,43 Leonardo Fioravanti (ITA)
5: Michel Bourez (TAH) X Jadson André (BRA)
6: Sebastian Zietz (HAV) X Ethan Ewing (AUS)
7: Caio Ibelli (BRA) X Joan Duru (FRA)
8: Conner Coffin (EUA) X Bede Durbidge (AUS)
9: Connor O´Leary (AUS) X Stu Kennedy (AUS)
10: Adrian Buchan (AUS) X Miguel Pupo (BRA)
11: Frederico Morais (PRT) X Jack Freestone (AUS)
12: Ezekiel Lau (HAV) X Wiggolly Dantas (BRA)