Gabrielzinho é eleito ‘melhor atleta paralímpico’ por jornal francês

Além do brasileiro, Simone Biles, Léon Marchand e Yuyan Jiang estão na lista

imagem cameraGabriel Araújo, o 'Gabrielzinho', nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: Douglas Magno / CPB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/12/2024
16:34
Atualizado há 3 minutos
Compartilhar

O ano de 2024 segue sendo brilhante na carreira de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Após três ouros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o nadador brasileiro foi eleito o melhor atleta do paradesporto de 2024 por jornalistas do diário esportivo “L'Equipe”. Além dele, a nadadora chinesa Yuyan Jiang, o nadador Léon Marchand e a ginasta Simone Biles estão na lista do renomado periódico francês. O resultado da eleição, chamada de Campeões dos Campeões, foi divulgado na última sexta-feira (27), merecendo a capa inteira do jornal.

Gabrielzinho foi escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de 2024. Em Paris, o brasileiro foi uma das grandes estrelas mundiais da edição. O nadador garantiu o lugar mais alto do pódio com as vitórias nos 50m costas, 100m costas e 200m livre. As medalhas se juntam aos outros dois ouros e uma prata que ele havia conquistado na Paralimpíada de Tóquio, em 2021.

➡️ Brasil e Alemanha na United Cup: horário e onde assistir

➡️ NBB: São José surpreende e vence Flamengo no Maracanãzinho

A capa do L'Équipe com Gabrielzinho entre os Campeões dos Campeões (Foto: L'Equipe)

Fora das piscinas, Gabrielzinho se tornou celebridade na capital francesa. As danças e as brincadeiras ao final de cada vitória conquistaram o público que ovacionava o nadador como se fosse um atleta da casa, na Arena La Defense. O atleta até foi citado na cerimônia de encerramento por Tony Estanguet, presidente do Comite Organizador de Paris 2024, dentre as “coisas magníficas” que aconteceram durante os Jogos.

Ainda este mês, Gabrielzinho foi eleito o melhor atleta do ano no Prêmio Paralímpicos, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Já entre as mulheres, a nadadora Carol Santiago ganhou o prêmio.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Prêmio

Realizado desde 1946 para a França e 1975 para o mundo, o troféu dos campeões do L'Équipe reconhece o atleta que deixou marca significativa no ano, segundo os jornalistas da publicação. Desde 2012, a premiação não é mais mista e homenageia um vencedor masculino e um feminino.

Em 2023, o jornal, pela primeira vez, elegeu quatro campeões franceses, incluindo um atleta paralímpico e uma para-atleta que se destacaram durante o ano. Em 2024, o diário esportivo foi além, ao designar quatro campeões mundiais, incluindo dois paralímpicos.

Siga o Lance! no Google News