Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/04/2025
15:18
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Max Verstappen conquistou a pole position do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, em Jeddah, neste sábado (19). O holandês marcou 1m27s294 e garantiu a primeira posição no grid com apenas dez milésimos de vantagem sobre Oscar Piastri, da McLaren. George Russell, da Mercedes, completou o top 3.

Gabriel Bortoleto teve uma classificação complicada. O brasileiro da Sauber rodou durante o Q1 e vai largar da 20ª posição no circuito de rua em Jeddah.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

➡️ GP da Arábia Saudita: Norris lidera terceiro treino; Bortoleto é 19º

Como foi a classificação no GP da Arábia Saudita?

Gabriel Bortoleto no GP da Arábia Saudita (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)

Q1: Bortoleto é eliminado e se frustra 'É, eu f… tudo, cara'

Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg foram os primeiros da Sauber a iniciar as atividades na pista. Haas, Williams e Alpine também marcaram presença logo nos primeiros minutos do Q1. O brasileiro cravou 1m29s462, ficando à frente apenas de Esteban Ocon, que era o 11º naquele momento. Lando Norris assumiu a liderança provisória com 1m28s026. Charles Leclerc respondeu com 1m28s552, garantindo o segundo lugar. Lewis Hamilton aparecia em quarto, com 1m28s901.

Max Verstappen se aproximou perigosamente de Norris, ficando apenas 0s122 atrás e subindo para o segundo lugar. Oscar Piastri, por sua vez, foi além: registrou 1m28s019 e tomou a ponta da tabela, com uma margem mínima de apenas sete milésimos para o companheiro de equipe. Liam Lawson subiu para 11º, empurrando Lance Stroll para a zona de eliminação. Já Bortoleto seguia com dificuldades e ocupava a 19ª colocação.

Lewis Hamilton, que enfrentou dificuldades ao longo do fim de semana, chegou a ficar na zona de risco durante o Q1. No entanto, melhorou sua volta e subiu para a 10ª colocação. Lando Norris retomou a liderança com 1m27s805, dois décimos mais rápido que Oscar Piastri.

Um momento inusitado marcou a sessão: a Alpine mandou Pierre Gasly à pista com o cobertor térmico ainda preso em um dos pneus. Os mecânicos correram para retirar a peça, que ficou agarrada no carro.

Na reta final do Q1, Max Verstappen cravou 1m27s778 e assumiu a liderança. Hamilton subiu para nono e escapou da eliminação. Já Gabriel Bortoleto rodou ao abrir a volta rápida decisiva e não avançou para o Q2. Pelo rádio, o brasileiro expressou a frustração: “É, eu f… tudo, cara.”

Além de Bortoleto, também foram eliminados Lance Stroll (Aston Martin), Jack Doohan (Alpine), Nico Hülkenberg (Sauber) e Esteban Ocon (Haas).

Q2: Norris lidera o Q2; Hamilton avança no sufoco

Oscar Piastri começou forte no Q2 e assumiu a liderança com 1m27s690. Max Verstappen respondeu logo em seguida, superando o tempo do australiano com 1m27s529. Mas Lando Norris não ficou para trás e retomou a ponta com 1m27s481, garantindo o melhor tempo da segunda parte da classificação.

Alexander Albon subiu para a sexta colocação, enquanto o estreante Kimi Antonelli apareceu bem ao marcar o quinto tempo. Liam Lawson também melhorou e pulou para décimo, o que deixou Lewis Hamilton momentaneamente fora da zona de corte. O britânico, no entanto, reagiu e conseguiu se classificar com o décimo tempo. Yuki Tsunoda avançou com a sétima melhor marca, empurrando Albon para fora.

Foram eliminados do Q2: Alexander Albon (Williams), Liam Lawson (RB), Fernando Alonso (Aston Martin), Isack Hadjar (RB) e Oliver Bearman (Ferrari).

Q3: Lando Norris bate e Verstappen é pole

Minutos depois, a última parte da classificação foi retomada. Piastri marcou o primeiro tempo, mas Verstappen o superou por um milésimo, com 1m27s559. Em seguida, George Russell assumiu a liderança provisória com 1m27s407.

Piastri voltou à ponta pouco depois, mas com o cronômetro zerado, Verstappen fez 1m27s294 e garantiu a pole position do GP da Arábia Saudita por apenas dez milésimos de segundo sobre o australiano da McLaren. Oscar e Russell completaram o top 3.

Resultado da classificação

  1. MAX VERSTAPPEN (RBR)
  2. OSCAR PIASTRI (MCLAREN)
  3. GEORGE RUSSELL (MERCEDES)
  4. CHARLES LECLERC (FERRARI)
  5. KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
  6. CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
  7. LEWIS HAMILTON (FERRARI)
  8. YUKI TSUNODA (RBR)
  9. PIERRE GASLY (ALPINE)
  10. LANDO NORRIS (MCLAREN)
  11. ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
  12. LIAM LAWSON (RB)
  13. FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
  14. ISACK HADJAR (RB)
  15. OLIVER BEARMAN (HAAS)
  16. LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
  17. JACK DOOHAN (ALPINE)
  18. NICO HULKENBERG (SAUBER)
  19. ESTEBAN OCON (HAAS)
  20. GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
Siga o Lance! no Google News