menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

GP do Azerbaijão: Verstappen reencontra circuito ‘familiar’ para virar chave na temporada

Max Verstappen busca quebrar sequência sem vitórias na F1

000_36G62TL-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMax Verstappen correu nos treinos livres nesta sexta-feira para o GP do Azerbailão (Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)
Avatar
Anna Carolina Ramos
Baku (AZE)
Supervisionado porPedro Werneck
Dia 13/09/2024
16:23
Atualizado em 13/09/2024
16:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

O circuito de Baku recebe, neste domingo (15), a 17ª corrida da temporada de 2024 da Fórmula 1, que pode vir a ser a chance de Max Verstappen quebrar sua sequência sem vitórias, que até o momento é de seis etapas. Em 2023, o GP do Azerbaijão foi visto pelo piloto como "virada de chave". Será que a história poderá se repetir em 2024?

continua após a publicidade

➡️F1: Verstappen vê dia positivo em Baku e aponta o que Red Bull precisa melhorar

A temporada de 2023 foi marcada pela dominância da Red Bull, mas principalmente de Verstappen, que levou o título em 19 das 22 oportunidades - o ferrarista Carlos Sainz venceu uma e Sergio Pérez ganhou duas corridas. Embora o piloto tenha sido muito superior aos adversários na temporada, as disputas começaram equilibradas. Nas quatro primeiras corridas, foram duas vitórias do holandês e duas de seu parceiro de equipe, Sérgio "Checo" Perez.

A segunda, e última em 2023, vitória de Checo foi no circuito de Baku, no GP do Azerbaijão, considerado por Verstappen o momento de virada de chave de toda a sua campanha no ano. A partir daquele dia, o piloto holandês acumulou dez vitórias consecutivas, sequência que parou em Singapura, mas retornou na sequência.

continua após a publicidade
Max Verstappen - Red Bull - Baku - Perez - Azerbaijão
Max Verstappen ficou em segundo lugar no circuito de Baku em 2023 (Foto: AFP)

Na época, o tricampeão mundial da F1 analisou sua derrota para Checo e entendeu tudo o que precisava fazer para o bom desenrolar das corridas seguintes. E foi o que aconteceu.

- Acho que aprendi bastante desde a corrida em Baku, algumas coisas que poderia fazer com o carro, como acertá-lo. Claro que não venci lá, mas experimentei um monte de coisas e diferentes ferramentas no carro. Por isso, fui um tanto inconsistente durante a corrida, mas, em determinado ponto, consegui um bom ritmo com o que encontrei. Estraguei meus pneus um pouco além, mas pensei: ‘Ok, isso é bastante interessante para as próximas corridas’. Então, basicamente implementei isso e tem me ajudado em cada pista - comentou o piloto.

continua após a publicidade

A fase pode não ser a mais favorável para Verstappen, já que outros pilotos começaram a se aproximar na tabela de pontos, mas o holandês ainda é altamente qualificado para reverter a situação com a Red Bull. Após boa performance geral nos treinos desta sexta-feira (13), com o primeiro lugar na sessão inicial, as expectativas são altas para o desempenho do holandês na corrida principal, além do resto da temporada.

➡️Red Bull admite que vantagem de Verstappen está ameaçada na F1 2024

Max Verstappen volta às pistas neste sábado (14) para o último treino livre e qualificatórias. Na temporada atual, apesar de estar sem vencer há seis corridas, o piloto ainda é o grande líder na tabela da elite do automobilismo, com 303 pontos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias