GP dos EUA introduz câmeras e ‘brita falsa’ para impedir violações a limites de pista

Depois das dores de cabeça em 2023, pista passa por uma série de mudanças

Escrito por

Na tentativa de reduzir os problemas com pilotos ultrapassando os limites da pista, o Circuito das Américas — que recebe o GP dos EUA na F1 — vai passar por mudanças. Além do asfalto recapeado, a pista recebeu alterações em várias curvas e até a introdução de uma espécie de ‘brita falsa’. A novidade será testada em 2024 como forma de impedir que os carros cruzem completamente a linha branca, ao mesmo tempo em que impede que detritos se acumulem no traçado.

➡️ McLaren minimiza ausência de ‘mini-DRS’ no GP dos EUA: ‘Não há ingrediente secreto’

Várias áreas da pista foram estreitadas em até 1,5 metro, enquanto as curvas 6, 13, 14 e 15 receberam a adição de grama — para desencorajar os pilotos a violarem os limites da pista. Segundo o portal inglês Autosport, a ‘brita falsa’, colocada na curva 11, será uma forma de se adaptar à F1 sem perder as características necessárias para receber também a MotoGP.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Por fim, tentando remediar as dores de cabeça do ano passado, a organização do Circuito das Américas vai instalar novas câmeras em “locais estratégicos” para monitorar com mais precisão a passagem dos carros.

Em uma edição marcada por violações aos limites de pista no ano passado, a Haas chegou a ativar um direito de revisão sobre a corrida, alegando que vários pilotos passaram por fora do traçado, ganharam tempo e não foram punidos. A FIA rejeitou o protesto, mas câmeras onboard de diversos carros flagraram pilotos ignorando os limites, principalmente na curva 6.

(Foto: MARK THOMPSON / AFP)

A entidade, então, reconheceu que o monitoramento da pista não era suficiente para realizar um julgamento justo sobre quem ultrapassou completamente a linha branca e quem se manteve dentro dos limites. Com as mudanças para 2024, o objetivo é evitar a repetição deste cenário.

Fórmula 1 só volta entre os dias 18 e 20 de outubro, com a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin.

Siga o Lance! no Google News