Neste sábado (21), o skatista Gui Khury, de apenas 15 anos, venceu a medalha de ouro no Vert dos X-Games de Chiba, no Japão. Com a conquista, o curitibano chegou a marca de dez medalhas conquistadas no maior evento de esportes radicais do mundo e igualou o recorde histórico da esquiadora Kelly Sildaru, ex-detentora do título de maior medalhista jovem da competição
Durante a disputa da final, Gui confirmou seu favoritismo e o motivo de ser um dos melhores skatistas do mundo na modalidade e não deu chance para os adversários. Completando o pódio, na segunda colocação Soya Inomata, e com o bronze, o americano Tom Schaar. No início do mês, Gui já havia feito história novamente na modalidade, ao se tornar campeão mundial de vertical, em Roma, na Itália.
➡️ Bia Haddad vence rodada dupla e decide título do WTA de Seul
Com esse resultado, ele chegou a dez medalhas na competição - quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze - , sendo três ouros conquistados no Best Trick. Em Chiba, o brasileiro igualou o recorde de maior número de medalhas por um adolescente, já que a ex-detentora do feito era a esquiadora multidisciplinar Kelly Sildaru, que venceu dez medalhas nos X-Games antes de completar 20 anos.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O evento já foi responsável por colocar seu rosto no Guinness World Records três vezes: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Agora, Gui visa quebrar o recorde ainda nesta edição, em Chiba, já que irá competir nas finais do Vert Best Trick, na madrugada deste domingo, por volta das 1h.