O holandês Dylan Groenewegen garantiu sua segunda vitória consecutiva no Tour de France ao encerrar a oitava etapa em primeiro lugar, assim como havia feito nesta sexta-feira. No percurso de 181 quilômetros entre Dreux e Amiens, o ciclista voltou a dominar o sprint final, e encerrou a disputa com o tempo de 4 horas, 23 minutos e 36 segundos.
O alemão Andre Greipel e o colombiano Fernando Gaviria, que completaram o pódio com o mesmo tempo do vencedor, acabaram desclassificados por sprint irregular. Nos últimos quilômetros da etapa, Greipel fechou o caminho de Gaviria e o colombiano respondeu encostando duas vezes a cabeça no corpo do alemão na tentativa de ultrapassagem, o que gerou a irregularidade.
- Foi uma final rápida com muitas curvas. Minha posição foi boa e vi Fernando Gaviria e André Greipel lutarem duro. Quando vi o final, soube: este é o momento. Esta foi uma fase final difícil, mas na verdade temos todos os dias no Tour de France. Estou orgulhoso da equipe - declarou Groenewegen após cruzar a linha de chegada.
Desta forma, o eslovaco Peter Sagan, tricampeão do mundo, que havia terminado em quarto, assume a segunda colocação da etapa, enquanto o alemão John Degenkolb deixa o quinto lugar e sobe para terceiro.
A disputa também foi marcada pela queda do vencedor da sexta etapa, o irlandês Daniel Martin, que perdeu pouco mais de um minuto. Por outro lado, a camisa amarela continua pertencendo a Greg Van Avermaet, que aumentou em um segundo a vantagem que tinha sobre os demais competidores e agora está a sete segundos à frente do britânico Geraint Thomas e nove à frente do norte-americano Tejay van Garderen.
Os ciclistas voltam a competir neste domingo, na nona etapa da Volta da França, e vão encarar um trajeto de 156,5 quilômetros, que liga Arras a Roubaix. A etapa promete muitas emoções, principalmente porque 22 quilômetros do percurso são feitos em chão de paralelepípedo.