Os brasileiros Hugo Calderano e Thiago Monteiro se despediram nesta quinta-feira do Aberto do Qatar, competição platinum do Circuito Mundial de tênis de mesa.
Sexto colocado no ranking mundial e vice-campeão do torneio no ano passado, Calderano foi superado pelo belga Cedric Nuytinck, 68° colocado, por 4 a 2 (4/11, 14/16, 11/8, 9/11, 11/4, 7/11). Em poucos momentos o brasileiro ameaçou o adversário no confronto.
Já Thiago fez um confronto equilibrado contra o sul-coreano Jang Woojin, 11° do mundo, mas acabou derrotado, de virada, por 4 a 2 (4/11, 11/7, 11/9, 8/11, 8/11 e 4/11).
Monteiro teve grande dificuldade no primeiro set. O sul-coreano dominou as ações e fechou em 11 a 4, com facilidade. Mas o brasileiro reagiu no segundo set, dificultou as ações do adversário e levou a segunda parcial, com 11 a 7.
No terceiro, Woojin chegou a abrir cinco pontos de vantagem e parecia que levaria com facilidade. Monteiro passou a se defender bem e forçou o erro adversário, virando para 11 a 9. O brasileiro continuou bem na partida no quarto set, mas o sul-coreano errou menos que na parcial anterior e voltou a empatar o confronto em sets.
O brasileiro seguiu dificultando demais a vida do sul-coreano, chegando a estar com vantagem de 6 a 3. O brasileiro encaminhava a vitória, mas Woojin fez cinco pontos consecutivos quando perdia por 8 a 6 e conseguiu a virada. A partir daí, Monteiro não se encontrou mais na partida, perdendo o sexto set e o confronto, por 4 a 2.
Thiago vinha de uma grande campanha na fase preliminar, com três vitórias expressivas, inclusive contra o número 25 do mundo, o nigeriano Quadri Aruna.
A boa campanha no torneio deve render muitos pontos no ranking. Atualmente, ele ocupa a 104ª posição e é um dos oito brasileiros que participam do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, no final de abril, em Budapeste (HUN).