A candidatura da Indonésia para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 foi confirmada, neste sábado, pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Bach recebeu cartas do Comitê Olímpico da Indonésia e do presidente Joko Widodo oficializando a as intenções do país de concorrer à disputa. A Indonésia, nunca sediou uma olimpíada, mas foi palco dos Jogos Asiáticos 2018, o segundo maior evento olímpico do mundo.
Jacarta provavelmente será o ponto focal da candidatura indonésia. O interesse surgiu em junho, quando o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Asiáticos de 2018, Erick Thohir, disse que o país seria o candidato asiático mais viável.
O país se recupera do forte terremoto, de magnitude 7.5, seguido de tsunami que matou mais de 1645 pessoas e deixou 265 desaparecidas, na semana passsada.
No mês passado, as Coreias do Norte e do Sul concordaram em lançar uma candidatura conjunta para os Jogos de 2032. Nos Jogos de Inverno deste ano, na Coreia do Sul, as delegações dos dois países entraram juntas na cerimônia de abertura e disputaram algumas modalidades com equipes unificadas.
A cidade chinesa de Xangai também está pensando em se candidatar, enquanto Brisbane, na Austrália, tenta trazer os Jogos de volta ao país pela primeira vez desde Sydney 2000.
A Índia foi a primeira a confirmar publicamente que pretende entrar na corrida para 2032 e a Alemanha também estaria interessada em lançar uma candidatura de múltiplas cidades juntas.
Bach, comemorou o interesse de diferentes países em concorrer.
–Temos quatorze anos até a próxima edição disponível, mas já existe um grande número de cidades interessadas. Então não precisamos nos preocupar com o futuro, nesse assunto– disse Bach.