Existe a possibilidade do torcedor ligar a televisão nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e se sentir num clima de nostalgia dos anos 1990. Isso porque uma recente modalidade, parecida com o quadro das "Olimpíadas do Faustão", que marcou época na televisão brasileira, pode integrar o evento poliesportivo mais aguardado entre atletas e fãs. A corrida de obstáculos, como foi nomeada, pode substituir o hipismo, que deixará de integrar o pentatlo moderno após a disputa dos Jogos de Paris 2024. A informação foi publicada pelo blog "Olhar Olímpico".
A corrida de obstáculos lembra as Olimpíadas do Faustão, que perdurou no "Domingão" de 1990 a 1997. A prova consiste num percurso com diversas barreiras, e os atletas precisam desviar, se segurar e saltar do início ao fim do evento. No entanto, por conta, sobretudo, de conflitos de interesse, ainda não há garantia de que será uma nova modalidade olímpica dentro do pentatlo.
A modalidade cresceu pelo planeta com o reality show American Ninja Warrior, exibido pela National Broadcasting Company (NBC). A emissora é a principal financiadora do Comitê Olímpico Internacional (COI), além de ser sócia na organização dos Jogos de Los Angeles. A saída do hipismo é polêmica, também, pela tradição do pentatlo moderno na competição.
Já existe uma federação da modalidade: a World Obstacle, fundida com a UIMP (entidade do pentatlo moderno). Na última edição do reality show norte-americano da modalidade, o campeão faturou US$ 1 milhão (equivalente, hoje, a cerca de R$ 5 milhões).