João Fonseca vira jogo épico, se vinga de Navone e vai à semi em Buenos Aires

Brasileiro é o mais jovem tenista a avançar à semifinal de ATP desde Alcaraz em 2021

imagem cameraJoão Fonseca vence Navone e garante vaga na semi em Buenos Aires (Foto: @argentinaopentennis / Ieb+ Argentina Open)
Avatar
Fabrizio Gallas
Buenos Aires (ARG)
Dia 14/02/2025
19:08
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Pela primeira vez na carreira, o brasileiro João Fonseca vai disputar a semifinal de um torneio ATP. Nesta sexta-feira (14), o tenista de 18 anos virou uma batalha para garantir o triunfo sobre o argentino Mariano Navone por 2 sets a 1 (3/6, 6/4 e 7/5), em duelo válido pelas quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. O evento abre a gira sul-americana em piso de saibro, além de contar com a premiação de US$ 688 mil.

O carioca, 99º no ranking da ATP, esteve o tempo todo abaixo, mas conseguiu a revanche contra o argentino Mariano Navone, 47º colocado no ranking. De virada, a vitória de João Fonseca foi marcada por disputadas parciais de 3/6, 6/4 e 7/5, após 2h54m de duração, na lotada quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club. Foi a mais longa partida disputada por João Fonseca no circuito profissional do tênis.

➡️ João Fonseca fala sobre a pressão e quer construir ‘história linda’ no tênis

João Fonseca se vingou da derrota do ano passado nas quartas de final do Rio Open, também em três sets, e vai jogar a primeira semifinal dele de ATP. Neste sábado (15), o brasileiro retorna à quadra de saibro para enfrentar o sérvio Laslo Djere, 115º colocado do ranking, e que veio do qualifying. O próximo adversário de Fonseca eliminou o brasileiro Thiago Wild, 77º, por 7/6 (7/3) e 6/3, mais cedo.

Laslo Djere eliminou Thiago Wild nas quartas do ATP 250 Buenos Aires (Foto: Divulgação)

Como foi o jogo entre João Fonseca e Mariano Navone

A partida desta sexta-feira não começou bem para João Fonseca, que teve o saque quebrado duas vezes. Durante o primeiro set, o brasileiro se irritava com os demasiados erros, e Navone conduzia com consistência e firmeza no fundo. O jovem tenista lutou, devolveu uma das quebras, encostou em 3/5 e teve três chances e devolver a segunda, mas o argentino se salvou e levantou a torcida, fechando a parcial por 6/3.

O segundo set teve duas interrupções pela chuva e uma série de quebras de saque. Navone colocou-se na frente com 3 a 2, João empatou, o argentino tornou a quebrar, mas Fonseca conseguiu deixar tudo igual novamente para virar o set, em 5 a 4. Com uma dose de sorte e uma bola na fita, o representante do Brasil conseguiu a quebra e empatou o jogo ao ganhar o set 6/4. O que era irritação virou vibração.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Navone começou o terceiro set com quebra, teve chances de ampliar, mas Fonseca foi confirmando e ficando perto no placar. O carioca salvou dois match-points no nono game e garantiu a ida para os winners, com coragem. Na hora de fechar, o braço do argentino encurtou e o brasileiro foi para cima, dominou os pontos, devolveu a quebra e deixou tudo igual em 5 a 5. No fim, João Fonseca quebrou pela última vez o saque do adversário e fechou o jogo, no terceiro match-point.

João Fonseca bate marca histórica com classificação

Com a classificação inédita para a semifinal do ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca registrou em seu currículo, e na história do tênis, duas novas marcas impressionantes. A vaga garantida pelo brasileiro o tornou o mais jovem tenista brasileiro a se classificar para uma semifinal de um torneio da ATP.

Além do feito, marcado na história do tênis no Brasil, João Fonseca também alcançou a marca do mais jovem tenista a se classificar para a semifinal de um torneio da ATP desde Carlos Alcaraz, no torneio de Umag (Croácia), em 2021. Na época, o tenista espanhol tinha 18 anos, a idade atual do carioca.

Siga o Lance! no Google News