Os Jogos da Juventude serão realizados de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto, primeira cidade do estado de São Paulo a receber a competição. Realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), contarão com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização, sendo 49 colaboradores de diversas áreas do COB e 150 do Comitê Organizador. Outras 30 pessoas são parte do Comitê Local, formado pela equipe da prefeitura de Ribeirão Preto.
As competições acontecerão em 17 instalações esportivas da cidade. Neste ano, as novidades serão as entradas de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo no programa esportivo, que se juntarão a outras 14 modalidades do programa esportivo dos Jogos da Juventude. O atletismo também terá pela primeira vez provas de marcha atlética. Assim, o programa terá águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
+ Chamada Olímpica #01: entrevista com Sophia Medina
No marco de 15 dias para o evento, o COB apresentou as medalhas que serão entregues na competição. Foram confeccionadas 1.499 medalhas de premiação oficial, sendo 474 de ouro, 474 de prata e 551 de bronze. Além disso, ainda há uma cota extra de segurança caso seja necessária uma substituição ou reposição e outras 90 que serão entregues para autoridades, chefes de delegação e embaixadores.
Outros números também demonstram a grandiosidade da competição, que, no Continente, só perde em tamanho para os Jogos Pan-americanos. Saíram do Rio de Janeiro 15 caminhões com 17 toneladas de equipamentos rumo a Ribeirão Preto. Ao longo do evento, serão servidas cerca de 60 mil refeições no refeitório com capacidade para 800 pessoas simultaneamente. O programa de voluntários recebeu mais de 900 inscrições e cerca de 300 deles participarão dos Jogos.
Um dos principais objetivos do COB com a competição é proporcionar aos jovens atletas a experiência de participar de uma competição de grande porte, com alguns dos mesmos serviços oferecidos às delegações de alto rendimento do Time Brasil. Assim, em Ribeirão Preto, além do Centro de Avaliação e Performance, que mapeará grande parte dos atletas para formação de um banco de dados do Laboratório Olímpico, o COB enviará profissionais de suas equipes multidisciplinares.
Pela primeira vez, haverá uma equipe de preparação mental, formada por psicólogos e coaches, para prestar atendimento aos participantes. Os profissionais das áreas médicas, fisioterápicas, entre outras, também darão palestras para as comissões técnicas dos estados.
Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais. O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olímpicos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição. O Transforma também já está capacitando professores da cidade.
Embaixadores
O COB convocou três grandes reforços para o time de embaixadores desta edição. Os nomes escolhidos foram Darlan Romani, quarto colocado nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no arremesso do peso, Rafaela Silva, judoca campeã olímpica e bicampeã mundial, e Poliana Okimoto, bronze na Rio 2016 nas águas abertas.
Darlan declarou que está animado, torcerá por cada jovem nesta etapa, conhecendo essa nova geração e vendo a evolução de cada um.
- Vou estar lá torcendo, conhecendo essa nova geração e vendo a evolução deles. Vamos que vamos! Vamos prestigiar os jovens atletas da modalidade - disse Darlan.
Poliana considerou este momento como troca de experiências e uma aproximação entre os ídolos do esporte.
- É extremamente importante que o jovem atleta veja, pegue e se aproxime dos ídolos do esporte. Isso humaniza os heróis, faz com que seja possível chegar lá. Além disso, a troca de experiências é muito valiosa e grande fonte de inspiração para os atletas. Para mim, é uma honra poder fazer parte disso - declarou a atleta.
Sobre os Jogos
Evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90