Judô: aos 35 anos, Maria Portela anuncia aposentadoria
Agora ex-atleta encerra carreira marcada por participação nas Olimpíadas e conquistas continentais
- Matéria
- Mais Notícias
Aos 35 anos, a judoca Maria Portela anunciou, nesta quarta-feira, a aposentadoria. Com três participações em Jogos Olímpicos e cinco medalhas em Mundiais, a agora ex-atleta da categoria -70kg vai se dedicar como treinadora.
- Eu vivi muito intensamente a minha carreira como atleta de alto rendimento e chegou o momento de encerrar essa etapa. Não ter conseguido o resultado no último Mundial, depois passar por lesões, cirurgia, os altos e baixos, enfim, um conjunto de situações que foram me levando a tomar essa decisão. Agora, eu vejo que preciso botar a faixa branca de novo e viver novos desafios - comentou.
+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'
Maria Portela não conquistou medalhas nos Jogos Olímpicos (2012, 2016 e 2020), mas conquistou o público com a liderança no ranking mundial, em 2018, e com grandes feitos na carreira. As conquistas nos Mundiais - duas nas equipes femininas (uma prata e um bronze) e três nas equipes mistas (uma prata e dois bronzes) - e os dois bronzes nos Jogos Pan-Americanos, foram os momentos mais marcantes de sua carreira.
- Eu tenho muito a aprender, mas não quero sair de tudo o que esporte me proporcionou. Como atleta, é um dever repassar isso. Eu me vislumbro uma treinadora, por exemplo. Fiz, recentemente, um curso em coaching, uma mentoria que vai trabalhar as questões emocionais porque eu vivi esse processo como atleta, de saber como resolver os problemas internos para performar. Estou pronta para os desafios e muito motivada para o desconhecido. Isso me traz a certeza de que concluí o ciclo como atleta de alto rendimento - disse Portela.
A judoca iniciou a trajetória no judô aos nove anos de idade, no projeto Mãos Dadas, em Santa Maria. Abaixo, o LANCE! apresenta os seus principais títulos.
- Ouro World Masters São Petersburgo 2017
- 2 medalhas em Mundiais por Equipes Feminina (1 prata e 1 bronze)
- 3 medalhas em Mundiais por Equipes Mistas (1 prata, 2 bronzes)
- 7 medalhas em Campeonatos Pan-Americanos (2 ouros, 3 pratas e 2 bronzes)
- 2 medalhas em Jogos Pan-Americanos (bronzes em Toronto/2015 e Guadalajara/2011)
- 11 medalhas em Grand Slam (t3 ouro, 3 pratas e 5 bronzes)
- 10 medalhas em Grand Prix (2 ouros, 3 pratas e 5 bronzes)
- 13 medalhas em Continental Open (1 ouro, 7 pratas e 5 bronzes)
- Tricampeã Mundial Militar (Rio de Janeiro/2011, Astana/2013 e Mungyeong/2015)
- Número 1 do Ranking Mundial IJF 2018
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias