O último dia do Grand Prix de Tbilisi (Geórgia) reservou mais três medalhas para o Brasil. Maria Suelen Altheman (+78kg) conquistou a prata após perder a final para a bielorrussa Maryna Slutskaya por dois wazaris. Rafael Buzacarini (100kg) superou Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão por um wazara e ficou com o bronze. David Moura (+100kg) também conquistou o terceiro lugar ao vencer o russo Anton Brachev por três punições.
Única finalista do dia, Suelen passou por Mercedesz Szigetvari, da Hungria, e Santa Pakenyte, da Lituânia, ambas por ippon até chegar à final, onde foi derrotada pela bielorrussa Maryna Slutskaya por dois wazaris.
Já Rafael Buzacarini venceu duas lutas até chegar à semifinal. Superou Viktor Demyanenko, do Cazaquistão, na estreia, e Ivan Remarenco, dos Emirados Árabes, nas quartas. Na semifinal, o russo Kazbek Zankishiev conseguiu um wazari e o brasileiro foi para a disputa do bronze, onde derrotou Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão, por um wazari.
- Começar o ciclo olímpico com uma medalha no Circuito Mundial da FIJ é excelente. Os detalhes estão sendo corrigidos e estou vendo evolução. A competição foi boa pra fazer novas experiências e me preparar melhor para próxima para continuar subindo no pódio - comemorou Rafael.
O quarto e derradeiro bronze do Brasil na competição veio com o pesado David Moura, que começou com viória por wazari e ippon sobre o georgiano Guga Kibordzalidze. Na semifinal contra o também georgiano Adam Okruashvili, David abriu um wazari de vantagem, mas foi imobilizado até o ippon e perdeu a chance de lutar pelo ouro. Na decisão pelo bronze, ele foi mais agressivo, forçou três punições (eliminação) ao russo Anton Brachev e ficou com a medalha.
- Primeiramente, gostaria de agradecer a torcida de todos, sempre. Conquistei essa medalha de bronze no Grand Prix de Tbilisi, estou feliz com o resultado, mais uns pontinhos para somar no Ranking Mundial. Vamos com tudo agora, arrumar os detalhes e seguir em busca do ouro - disse David, que somou mais 350 pontos no ranking e deve melhorar sua 15ª colocação.
Com os resultados do terceiro dia de competição, o Brasil de se despede com dez medalhas (três ouros, três pratas e quatro bronzes) e com a liderança do ranking. Os medalhistas nacionais na Geórgia foram: Maria Suelen, David Moura e Rafael Buzacarini, Stefannie Koyama (48kg), Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70kg), Rafaela Silva (-57), Érika Miranda (-52kg), Phelipe Pelim (-60kg) e Charles Chibana (-66kg).