O Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março, será a também a data de início da Liga de Basquete Feminino (LBF) todo ano, a partir de 2019. A principal competição do basquete feminino começa sua nona edição, na próxima sexta-feira, às 19h, no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com o duelo entre Araraquara e Vera Cruz Campinas. Pelo segundo ano consecutivo há um aumento no número de equipes participantes. Dez times vão disputar o título, com o Rio de Janeiro de volta ao cenário nacional da modalidade, após oito anos, representado pelo Liga Super Basketball (LSB-RJ).
Além do estreante carioca, Sorocaba e Araraquara, pelo estado de São Paulo, são os outros times debutantes no torneio. Completam a lista os veteranos Blumenau-SC, Ituano-SP, Sampaio Basquete-MA, Santo André/Apaba-SP, Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, Uninassau-PE e Vera Cruz Campinas-SP.
A técnica Maria Helena Cardoso, um dos grandes nomes da história do basquete feminino brasileiro, esteve em Campinas para o evento de lançamento do torneio, no dia 25 de fevereiro. A treinadora, já aposentada, campeã mundial de clubes com a Ponte Preta nos anos 1990, ouro no PAN de 1971 e bronze no Mundial do mesmo ano, como jogadora elogiou a organização e mostrou-se otimista para a competitividade da edição de 2019.
– Fico muito feliz em ver a organização que eu vi hoje e de ver os clubes se movimentando. Isso tudo é muito bom. Queria parabenizar os organizadores da Liga de Basquete Feminino porque ela promete muito. A Liga vem crescendo ano a ano e tem tudo para crescer ainda mais e eu estou torcendo por isso – disse na ocasião.
Novidades
A grande inovação da LBF 2019 será a entrega do troféu de MVP ao final de cada partida para a jogadora mais eficiente do dia. A novidade foi elogiada por Palmira, ala do Ituano.
– Acho essa ideia muito bacana porque é o reconhecimento a cada partida, do nosso esforço. Minha expectativa pra Liga é a melhor possível. As equipes estão bem parelhas, algumas até têm nomes mais fortes, mas o que vai decidir é dentro das quatro linhas – comentou.
Outra atração para o público será a Cesta premiada. Em cada partida, um torcedor poderá fazer um arremesso do meio da quadra para levar uma bola igual à utilizada em quadra.Os mascotes das dez equipes também estão confirmados para mais um ano e, além de entreter o público, terão a missão de levar a bola aos árbitros antes do início dos jogos.
A Liga também anunciou ações de responsabilidade social. Crianças serão presença obrigatória na execução do hino nacional, antes das partidas e a equipe que realizar o melhor trabalho neste quesito será premiada com o troféu LBF CAIXA Social.
Jogo das Estrelas terá nova sede
A LBF também anunciou a próxima sede do Jogo das Estrelas, que será em 8 de junho em Araraquara (SP). O ginásio Gigantão será o palco da sexta edição do evento festivo da temporada regular. O Torneio de Enterradas, maior inovação de 2018, também será mantido, ao lado dos tradicionais Desafio de Habilidades e Torneio de Três pontos.
Com dez equipes, a edição de 2019 iguala-se à temporada 2014/15 com o número recorde de participantes. As oito melhores classificadas da primeira fase – jogada em dois turnos – seguem para os playoffs de quartas de final. Até as semifinais, as séries serão decididas em melhores de três jogos. Nas Finais, será melhor de cinco.
Os jogos terão transmissão do canal ESPN, com horário fixo toda quinta-feira às 19 horas.