Charles Leclerc comandou o treino livre do GP do Qatar de Fórmula 1, realizado nesta sexta-feira (29). O monegasco foi o mais rápido tanto com os pneus duros quanto com os macios, usados nos minutos finais, e fechou a sessão com 1min21s953. Lando Norris e Oscar Piastri vieram na sequência com a McLaren.
Com somente um treino livre à disposição por conta do fim de semana de sprint, a Ferrari focou em trabalhar bastante com os pneus duros no circuito qatari, enquanto as rivais diretas andaram com os médios em boa parte do tempo. E mesmo assim, os italianos comandaram praticamente toda a sessão, não usando os médios em nenhum momento.
➡️ Senna na Netflix: conheça a história da canção ‘Tema da Vitória’
Nesse instante, quem mais chegou perto foi a McLaren, com Norris novamente andando melhor que o companheiro de equipe, Piastri. Os dois, todavia, deram alguns passeios na brita durante a sessão — situação, aliás, que se repetiu com outros carros, como Sergio Pérez, que novamente andou distante do parceiro de Red Bull.
Já Pierre Gasly, aguerrido, foi à luta mais uma vez e conseguiu colocar a Alpine constantemente no top-10 com os médios — algumas vezes no top-3, dando sinais de que ao menos seria páreo duro contra os adversários diretos no Mundial de Construtores.
Nos dez minutos finais, os macios entraram em ação, mas a Ferrari continuou forte, só que, dessa vez, os carros da McLaren, com Norris à frente de Piastri, colocaram-se entre o monegasco e Sainz. A Mercedes é que não conseguiu repetir o ritmo de Las Vegas e foi mais discreta. Destaque para George Russell, de novo andando à frente de Lewis Hamilton.
O top-10, portanto, ficou assim: Leclerc, Norris, Piastri, Sainz, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Russell, Alexander Albon e Lewis Hamilton. Já campeão, Max Verstappen ficou em 11º.
➡️ Aos 24 anos, Ayrton Senna teve namorada menor de idade; relembre a história
Confira como foi o treino livre da F1 em Lusail
Ao contrário do completo caos da edição de 2023 por conta do intenso calor, a decisão da FIA de jogar a etapa qatari para o fim de novembro e início de dezembro proporcionou aos pilotos um clima muito mais ameno para as atividades. No momento do início do treino livre, os termômetros registravam 21°C de temperatura ambiente, com asfalto em 26°C e umidade relativa do ar em 55%. Os ventos eram, contudo, o que mais preocupava, já que o circuito de Lusail é mais um no meio do deserto e costuma ter contratempos com a areia levada para a pista.
Os pilotos, portanto, pegaram um asfalto bem sujo no início, mas que foi evoluindo gradativamente ao longo da atividade. Nos dez primeiros minutos, Verstappen, de médios, estabeleceu 1min25s612 como marca a ser batida, só que Leclerc conseguiu superar a volta em 0s126 — detalhe, com pneus duros.
Russell, então, colocou a Mercedes no topo com 1min24s901, mesmo reclamando dos freios pelo rádio. Norris, por sua vez, cravou o segundo melhor tempo, a apenas 0s076 da volta do #63. Sainz também passou o companheiro de equipe, que caiu para quarto.
Enquanto Tsunoda achava o terceiro tempo na classificação e Gasly assumia a ponta, Leclerc veio com as duas melhores primeiras parciais dele, mas perdeu tempo no setor final e não conseguiu subir na tabela. Quem melhorou bastante, em contrapartida, foi Verstappen, que pintou todos os setores de roxo e colocou nada menos que 0s9 sobre Gasly ao virar 1min23s885.
Norris e Russell também melhoraram tempo nas voltas seguintes, ficando respectivamente atrás do agora tetracampeão mundial. Com 15 minutos completados, o top-10 era formado por Verstappen, Norris, Russell, Gasly, Pérez, Tsunoda, Piastri, Sainz, Ocon e Leclerc. Dentre esses, apenas os carros da Ferrari rodavam com os pneus de faixa branca.
Em mais uma tentativa, Charles fez o melhor primeiro setor e recuperou a ponta com 1min23s702. Gasly também conseguiu saltar para terceiro graças ao melhor segundo trecho do circuito de Lusail. Enquanto isso, na parte de baixo, Colapinto ocupava somente a última posição. Os carros da Haas, com Magnussen à frente de Hülkenberg, também surgiam só em 17º e 18º.
Com o cair da noite, perto da marca de 30 minutos de sessão, enquanto Norris errava a curva 5 e levantava poeira no deserto, Leclerc ainda mantinha a Ferrari no topo. Sainz, então, chegou bem perto do tempo do companheiro de equipe e pulou para segundo, 0s119 atrás. Piastri também forçou o ritmo em busca de um giro melhor, mas foi outro a escapar e levar brita para o asfalto, permanecendo apenas em 14º.
Com 22 minutos para o fim, Sainz, ainda de pneus duros, fez todos os melhores setores e deu o troco em Leclerc, assumindo a ponta com 1min23s068. Já a Mercedes figurava em oitavo e 12º com Russell, e Hamilton, respectivamente, depois de dominar a etapa anterior, em Las Vegas. Verstappen era o quinto.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
As posições na tabela só sofreram alterações quando os macios entraram em ação, porém a Ferrari continuou na liderança com Leclerc. A McLaren é que deu um bom salto, fechando o top-3 e jogando Sainz para quarto. Destaque também para Tsunoda, mais uma vez andando à frente de Liam Lawson, e Bottas, que achou lugarzinho no top-10.
F1 2024, GP do Qatar, Lusail, Treino livre 1
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:21.953 | 30 | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:22.378 | +0.425 | 24 |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:22.425 | +0.472 | 26 |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:22.535 | +0.582 | 30 |
5 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:23.045 | +1.092 | 27 |
6 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:23.064 | +1.111 | 29 |
7 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:23.099 | +1.146 | 24 |
8 | G RUSSELL | Mercedes | 1:23.160 | +1.207 | 27 |
9 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:23.161 | +1.208 | 29 |
10 | L HAMILTON | Mercedes | 1:23.188 | +1.235 | 26 |
11 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:23.213 | +1.260 | 26 |
12 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:23.227 | +1.274 | 24 |
13 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:23.245 | +1.292 | 27 |
14 | L LAWSON | RB Honda | 1:23.562 | +1.609 | 29 |
15 | P GASLY | Alpine | 1:23.620 | +1.667 | 28 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:23.715 | +1.762 | 27 |
17 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:23.880 | +1.927 | 27 |
18 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:24.039 | +2.086 | 26 |
19 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:24.200 | +2.247 | 29 |
20 | E OCON | Alpine | 1:24.280 | +2.327 | 21 |