Liberação de coaching pela ITF gera críticas entre jogadores

Medida foi votada pelo conselho de membros da ITF na Assembleia Geral Anual em Hong Kong

imagem cameraQuadra de Roland Garros, em Paris, na França (Foto: Roland Garros)
Avatar
Fabrizio Gallas
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/10/2024
15:47
Compartilhar

A Federação Internacional do Tênis (ITF) decidiu, por maioria de votos, a mudança das regras sobre a comunicação entre treinadores e tenistas durante jogos, o chamado coaching. Em 2025, os técnicos poderão dar instruções ou aconselhar os jogadores em qualquer momento da partida, do lado de fora da quadra.

A medida foi votada pelo conselho de membros da ITF na Assembleia Geral Anual em Hong Kong, realizada na semana passada. A Federação declarou que a mudança planeja alinhar os tipos de abordagem permitidas aos técnicos pelos principais órgãos internacionais reguladores do tênis, diminuir a responsabilidade dos árbitros em quadra sobre a fiscalização dos treinadores e tornar o esporte mais justo e divertido.

➡️ Bia Haddad sente lesão e desiste com apenas três games em Tóquio

Alguns jogadores já se posicionaram contra a nova medida, como o caso do vice-campeão do US Open, o americano Taylor Fritz, sexto do mundo:

— Será que poderíamos parar de estragar o aspecto estratégico/mental individual do esporte, por favor? — disse o jogador em suas redes sociais.

Outro a criticar foi Denis Shapovalov, ex-top 10:

— O tênis é especial porque você está lá fora sozinho. Por que estão tentando mudar a beleza desse jogo? — afirmou.

Quadras do complexo de Wimbledon, na Inglaterra (Foto: Wimbledon)

➡️ Nadal abre o jogo e revela quem foi seu maior rival na carreira

Stuart Miller, Diretor Executivo Sênior da ITF, Integrity & Legal, disse:

— Isso vem acontecendo em forma de teste desde 2017. Pessoas que têm assistido ao esporte, principalmente nos últimos dois anos, terão visto testes acontecendo em todo o jogo profissional, incluindo o ITF World Tennis Tour, no circuito da ATP e WTA e todos os Grand Slams. —

— Reunimos o feedback de todas as principais partes interessadas, incluindo jogadores, treinadores e árbitros de cadeira. Os jogadores sentiram que foi um desenvolvimento positivo e torna os torneios mais interessantes para eles. Os treinadores disseram que ajuda no desenvolvimento dos jogadores e ajuda a melhorar a posição de sua profissão. Os árbitros de cadeira disseram que melhora sua capacidade de se concentrar em monitorar o jogo e tomar as decisões certas, em vez de se um treinador está treinando contra as regras ou não. Portanto, todas as partes acolheram isso e é bom ver a assembleia geral anual apoiar o que achamos que será uma mudança positiva para o jogo de tênis. — finalizou.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Confira as mudanças

Siga o Lance! no Google News