Liga de Basquete argentina manifesta preocupação com possível ausência de times brasileiros na BCLA

Impasse entre CBB e NBB pode comprometer participação brasileira na principal competição continental

imagem cameraLiga Nacional da Argentina anseia por união no basquete brasileiro (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/09/2023
12:54
Compartilhar

A Liga Nacional de Basquete da Argentina emitiu, na quarta-feira (20), um posicionamento oficial sobre a possível ausência dos times brasileiros na Champions League Américas (BCLA). A organização do principal campeonato do país vizinho manifestou preocupação com a situação do esporte no Brasil.

A Confederação de Basquete do Brasil (CBB) retirou a chancela de competição oficial do Novo Basquete Brasil (NBB), competição onde estão os principais times brasileiros. Com isso, os clubes não podem participar dos torneios continentais da FIBA. As equipes já ficaram fora da lista de participantes da Liga Sul-Americana e o mesmo pode acontecer na BCLA. A Liga Nacional argentina espera que "os irmãos brasileiros resolvam as suas diferenças e recorram a um caminho de união".

+ Ex-técnico da Seleção lamenta impasse entre CBB e NBB: ‘As pessoas são muito vaidosas’

A ausência de clubes brasileiros na BCLA tornaria a competição muito menos atrativa e, consequentemente, lucrativa. A competição, que assumiu o posto de principal torneio continental de basquete da América em 2019, teve quatro edições, com três títulos brasileiros (Flamengo, São Paulo e Franca) e um argentino (Quimsa). Na última final, o Franca superou o Flamengo por 88 a 79.

+ O Lance! de volta às bancas! Seja uma das 100 pessoas a ganhar a revista pôster do campeão da Copa do Brasil

Veja abaixo o posicionamento da Liga Nacional de Basquete da Argentina na íntegra.

"Dada a ausência de equipes do Brasil na 26ª edição da Liga Sul-Americana, perdendo assim grande componente de competitividade na competição, e a preocupante incerteza pela falta de indicação das equipes brasileiras para a Champions League Américas (BCLA), a direção da Liga Nacional manifesta preocupação com a situação do seu principal parceiro fora de quadra e rival dentro de quadra.

Em relação a isso, o Comissão da Liga Nacional reuniu-se no último sábado para analisar o futuro desportivo da região.

Cabe destacar que, neste contexto, foi convocada para a próxima sexta-feira (22) uma reunião conjunta com as autoridades da mais alta competição de clubes do Brasil para analisar a referida situação, além de trabalhar no âmbito da próxima final do Torneio Interligas e a estratégia digital conjunta.

O basquete argentino incentiva os irmãos brasileiros a resolverem suas diferenças e seguirem um caminho de união em prol do basquete em seu país, com o objetivo de fortalecer esse esporte na América do Sul e suas competições de clubes, que necessariamente devem ser cada dia mais fortes e unidas."

Siga o Lance! no Google News